A Associação dos Magistrados Piauienses vai protocolar nesta segunda-feira (31) requerimento junto ao Tribunal de Justiça do Piauí solicitando a mudança do Regimento Interno da Corte. A iniciativa visa permitir que os juízes de 1º Grau participem do processo de escolha de presidentes e vice-presidentes.
Segundo o presidente da Amapi, Leonardo Trigueiro, o atual modelo do processo de escolha dos dirigentes do TJ-PI, no qual apenas os desembargadores votam, “é ultrapassado e não se coaduna com o atual sentimento democrático que irradia no cenário nacional, tampouco com a missão confiada pela Constituição ao Poder Judiciário de realizar democráticas eleições”.
“A participação dos juízes de primeiro grau nas eleições para os órgãos diretivos dos tribunais busca, acima de tudo, a plena democracia no âmbito do Judiciário. Nós, magistrados, estamos em busca de exercer o mais elementar dos direitos: o direito ao voto na escolha dos dirigentes do Poder que integramos”, diz Trigueiro.
A iniciativa da Amapi integra a campanha “Diretas Já nos Tribunais”, coordenada pela Associação dos Magistrados Brasileiros. Dessa forma, nesta segunda-feira (31), todas as associações de magistrados do país irão protocolar, conjuntamente, requerimento junto aos seus respectivos Tribunais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.