Após convocação, realizada pela Câmara Municipal de Teresina, o Presidente da Fundação Hospitalar de Teresina, Aderivaldo Andrade, irá comparecer na Câmara, às 11h da manhã desta segunda-feira (24), para prestar esclarecimentos sobre a situação de descaso que vive o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
O requerimento de convocação foi solicitado pelo vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), e pelo Presidente da Câmara, Rodrigo Martins (PSB), em sessão realizada no último dia 11. A solicitação ocorreu depois do pronunciamento do vereador Dudu, que, após participar de reunião com autoridades para tratar da situação de hospitais de retaguarda para o HUT, demonstrou, na tribuna, sua preocupação com a saúde pública de Teresina.
Durante seu pronunciamento, o petista destacou a dificuldade da Prefeitura Municipal em administrar o problema, já que são investidos, somente no HUT, R$10,5 milhões da receita líquida, oriundos do Ministério da Saúde e da Prefeitura, e ainda não é suficiente para desafogar a unidade. Dudu ressaltou, também, a mensagem desesperadora do Presidente da Fundação Hospitalar que criticou a burocracia existente para resolver a situação e alertou para a gravidade do problema.
De acordo com o vereador Dudu, as explicações a serem expostas pelo presidente serão fundamentais para que os vereadores entendam qual a verdadeira situação do HUT. “Não podemos ver essa falta de parceria entre Estado e Prefeitura e não fazermos nada. Nós precisamos de soluções e, na segunda-feira, queremos ver os números exatos e os recursos gastos. Temos que passar tudo a limpo para que a tentativa de desafogamento seja feita”, esclarece.
O secretário municipal de saúde, Noé Fortes, e o secretário estadual de saúde, Ernani Maia, também foram convocados a comparecerem na Câmara para tratar dos convênios da saúde pública de Teresina. A data que os secretários prestarão seus esclarecimentos será informada em breve.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.