Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 19 de novembro de 2024
Notícias /

Saúde

11/03/2014 - 08h51

Compartilhe

11/03/2014 - 08h51

Deputado lamenta carência de médicos especialistas no Piauí

No Piauí, existem 2.340 médicos entre especialistas e clínico gerais. Parlamentar ressalta que o problema consiste principalmente na falta de especialistas.

 Do Liberdade News

Deputado estadual Francisco Ramos (PSB)

 Deputado estadual Francisco Ramos (PSB)

Defendendo mais medidas preventivas em prol da saúde pública do Estado do Piauí, o deputado Francisco Ramos (PSB), voltou a ocupar a tribuna da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (10), enfatizando a atual situação dos hospitais da rede pública do Estado, fazendo referência a superlotação e infraestrutura do Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

No Piauí, existem 2.340 médicos entre especialistas e clínico gerais, número que considera insuficiente para atender a demanda de pacientes que necessitam do serviço público, ressaltando que o problema consiste principalmente na falta de especialistas.

“Não estamos precisando de médicos importados de Cuba para atender a população piauienses, mas de especialistas em diversas áreas que possam reduzir a imensa carência na alta e média complexidade, um dos maiores problemas no nosso Estado. Já no País todo só existem 39.340 anestesista, para quase 200 milhões de habitantes. Essa realidade é inconcebível e intolerável, que mostra a necessidade de mais médicos especialistas no Brasil”, frisa, destacando relatório que mostra a atual situação demográfica dos médicos no Brasil.

Na oportunidade o deputado socialista aproveitou e defendeu um requerimento referente a uma audiência pública, a ser realizada no dia 25 de março, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Tendo requerimento aprovado, o parlamentar afirmou que, entre os temas a serem discutidos na solenidade estão os atendimentos de urgências e emergencial médica e cirúrgica dos hospitais da rede pública de Teresina.

A existência de apenas um único Pronto Socorro Público em Teresina (HUT), foi a justificativa usada pelo deputado para propor a audiência que tratará também da superlotação existente hoje no hospital, razão da insatisfação dos pacientes que precisam recorrer ao sistema de saúde pública regional.

Do Liberdade News

Comentários