Na segunda-feira (10) será realizada uma sessão solene, às 9 horas, na Assembleia Legislativa do Piauí em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março. O requerimento aprovado é da deputada Rejane Dias (PT).
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgada em 2013, 59% das mulheres piauienses são vítimas de agressão no ambiente familiar. Esse é o terceiro índice mais alto do Brasil, perde apenas para Sergipe (78,26%) e Tocantins (66,64%).
A pesquisa mostra que 41,61% do total de mulheres brasileiras agredidas foram violentadas no âmbito de suas relações domésticas, afetivas ou familiares, uma vez que, nestes casos, o sujeito ativo da agressão foi o cônjuge, o ex-cônjuge ou parente.
Foram convidados para a Sessão Solene do Dia Internacional da Mulher, o governador Wilson Martins, deputados federais, representantes do Judiciário, Tribunal de Contas do Estado, da Associação de Moradores da Vila da Paz, do Tribunal Regional do Trabalho, Pastoral da Criança, Caritas Brasileiras, senadores, secretários de Estado e representantes de outras entidades da sociedade piauiense.
Hístória
O Dia Internacional da Mulher surgiu em Nova Iorque, em 1857, através do movimento grevista, na luta por melhores condições de trabalho, redução na carga horária (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário) e equiparação salarial com os homens. O resultado do movimento foi a morte carbonizada de 130 mulheres, em Nova Iorque. Somente em 1975, através de um decreto, o Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.