No período carnavalesco muitas cidades do Piauí atraem milhares de turistas e foliões para as ruas. O clima de alegria e descontração faz muita gente se descuidar da alimentação e da saúde. Esse desleixo, aliado à ingestão exagerada de bebida alcoólica traz consequências graves para muitas pessoas.
O Liberdade News selecionou algumas dicas importantes para os foliões.
• Tome sempre o café da manhã: as proteínas e os carboidratos como os encontrados num pão com mortadela e num copo de leite, são essenciais para manter a energia durante o dia.
• Beba muita água: seja pura, em forma de suco ou consumindo frutas que contenham muita água como a laranja e a melancia. Elas vão ajudar a manter o corpo hidratado, o que é fundamental para quem deseja bem estar.
• Bebidas energéticas como o Red Bull dão uma energia extra, mas se bebê-la, não beba bebida alcoólica no mesmo dia, pois o resultado pode ser desastroso.
• Aposte nas barrinhas de cereais, são leves, fáceis de serem transportadas, cabem num bolso, e mantêm os níveis de glicose no sangue.
• Para fazer um sanduíche que não estraga facilmente, coloque geleia ou mel no pão, ao invés de colocar queijo com presunto, estes estragam-se facilmente no calor.
.Para seu conforto e segurança use calçados adequados, muitos trechos do circuito do Carnaval têm o piso irregular. Use tênis ou sapatos com sola de borracha e evite acidentes com cacos de vidros ou pregos.
De acordo com especialistas, para evitar ficar bêbado e livrar-se da ressaca, beber 1 copo de água para cada copo de bebida alcóolica é o mais indicado.
Depois de um tempo de folia, onde gasta-se muitas calorias e perde-se muita água, nada melhor que descansar e ingerir bastante líquidos. Porém, os menos aconselhados são os refrigerantes e as bebidas alcoólicas que são ricas em calorias "vazias" que não trazem nenhum benefício ao organismo.
Após o carnaval
Já para recompor a saúde depois do carnaval basta ingerir alimentos desintoxicantes como chá preto batido com alguma fruta ou um copo de limonada sem açúcar (pode ser mel) de 2 a 3 vezes por dia, pois eles ajudam a eliminar os resíduos do organismo e melhorar o humor.
É importante ainda lembrar-se que durante o carnaval o número de indivíduos contagiados com alguma DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e de gravidez indesejada aumenta muito, e a melhor forma de evitar este problema é sempre usar preservativo e reduzir ao máximo o número de parceiros. E lembre-se que o beijo na boca também pode transmitir uma série de doenças.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.