Na cozinha da simpática Raimunda de Melo - "por favor, tratar por Raimundinha", avisa sorridente - o ritmo que acompanha o período de festas carnavalescas, há 18 anos, vem do som das panelas, que ora fervem, ora fritam, e, juntas, dão o tom durante o preparo das comidas que serão provadas pelos clientes-foliões. O cenário é o do conhecido Mercado da Piçarra, que fica na Zona Sul de Teresina, onde pratos típicos como a panelada, sarapatel e assado de panela, dão pique e alimentam os brincantes da maior festa popular do Brasil.
Para garantir a clientela fixa nos quatro dias de carnaval e, também, na quarta-feira de cinzas, a rotina de dona Raimundinha começa cedinho, muito antes de o sol aparecer. Às 2h30, horário em que muitos dos seus fregueses ainda brincam carnaval, a cozinheira já está a postos. “As pessoas começam a chegar por aqui pelas quatro horas da manhã, que é o horário em que as farras costumam terminar. Por isso, levanto cedo, quando eles chegam tudo já está pronto e fresquinho. Depois de comer minha comida, eles estão prontos para outras 24horas de folia”, garante.
Dos 49 anos de vida, Raimundinha dedicou 26 à cozinha. Com amor, dedicação e alegria, deixa de lado o próprio lazer durante o carnaval, para atender os foliões da capital durante os dias da festa. Os pratos mais procurados durante o período, segundo a cozinheira, são a panelada, sarapatel, assado de panela e galinha caipira.
“Quem prova sempre volta. O segredo da comida, eu não conto para ninguém”, brinca Raimundinha. Apesar de não contar os ingredientes secretos de cada prato, a simpatia da cozinheira e o cuidado com cada pessoa que chega ao local, são importantes fidelizadores da clientela.
Raimundinha é mãe de dois filhos, mas tia de incontáveis “sobrinhos”, e afirma que o segredo é fazer o que ama. “Cedinho já tem gente me gritando. - Tia Raimundinha! Ajeite aquela panelada caprichada. - Eu adoro escutar isso! Amo o que faço e por isso sei que a comida sai deliciosa. Tem muito amor aí”, ressalta.
Mercado da Piçarra em Teresina (Foto:Thiago Amaral)
Sabores e festa
A experiente cozinheira se preocupa com os pormenores do preparo de cada refeição. Na cozinha de Raimundinha, as regras são claras: todo mundo pode ajudar, mas os detalhes são de responsabilidade da gestora do serviço. “Tem que saber cortar a carne, o tempo de deixar cada comida no forno. Esses detalhes sou eu quem faz e acompanho tudo de perto”, conta.
Os principais pratos servidos são feitos de carne, seja em caldo, como no caso da panelada e sarapatel, ou fritos, como o assado de panela. Geralmente acompanhados por arroz, farofa, feijão ou cuzcuz, as comidas servidas no boxe de dona Raimundinha saciam não só a fome, mas também anima o folião para outra noite de festa.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.