Ao longo do Século XXI as mulheres vêm conquistando cada vez mais o seu espaço, valorizando e demonstrando suas potencialidades. Com criatividade e excelência, elas conseguem dividir suas tarefas diárias entre casa, filhos, marido e trabalho. Nos escritórios de advocacia elas ainda não são maioria, mas já representam 40,84% dos advogados ativos do Estado. Somente no último Exame de Ordem, 351 mulheres foram aprovadas e ingressaram no mercado de trabalho. Isso comprova uma maior participação da mulher em atividades que antes faziam parte do universo masculino.
A importância da mulher e de suas múltiplas faces será o eixo temático do I Congresso Mulher Protagonista e Fórum Municipal de Mulheres do Mercosul, que será realizado entre os dias 13 e 15 de março, na Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí. O evento abordará a mulher no contexto político, social e econômico, com discussões acerca do preconceito, segurança pública, empreendedorismo, violência, família, saúde, entre outros.
A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PI e organizadora do Congresso, Geórgia Nunes, destaca que o evento foi idealizado para mostrar o papel da nova mulher no meio social. “O Congresso vai focar na mulher que aceita seu papel de protagonista, que encara essa responsabilidade e toma uma nova postura diante da realidade. Com abordagem multidisciplinar, a ideia central é mostrar a mulher em todas as suas dimensões e áreas de atuação. Não é um congresso eminentemente jurídico, é um congresso da mulher em todas as áreas”, explica.
Especialistas em diversas áreas, reconhecidos nacionalmente, estarão presentes para expor sobre o tema mulher, gênero e relações de trabalho de modo abrangente, através de palestras, debates e painéis. Além disso, um espaço será destinado à exposição de fotografia e artesanato.
Já confirmaram presença como palestrante a Ministra do Tribunal Superior do Trabalho Delaíde Arantes; a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada do Conselho Federal da OAB, Fernanda Marinela; a professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Direito da Unisinos Taysa Schiocchet; a doutora em Direito Penal Alice Bianchini; a professora titular da Unisinos Sandra Vial; o psicólogo do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro Eduardo Brandão; a secretária geral da OAB/MG, Helena Delamonica, entre outros.
O Congresso tem como público-alvo advogados, bacharéis em direito, estudantes, professores da área do direito, ciências políticas, filosofia, sociologia, magistrados, membros do ministério público e entidades representativas das mulheres. Os interessados têm até o dia 12 de março para se inscreverem no site www.oabpi.org.br/inscricoes, no valor de R$ 40 para estudantes e R$ 80 para profissionais. Os participantes receberão certificado de 20horas/aula.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.