Estudar no exterior é o desejo de muitos estudantes brasileiros. Para Hildeni de Sousa e Raimunda Nonata Cavalcante, a oportunidade veio através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), adotado pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O plano possibilitou o intercâmbio na Universidade de Aveiro, em Portugal. No retorno, as alunas foram recebidas nesta segunda-feira (24) na reitoria da Uespi.
Para a reitora em exercício Bábara Melo, este é um momento de reconhecimento, tanto das alunas como dessa importante política de governo que tem privilegiado a educação. "A Uespi se orgulha e agradece a todos que fazem parte desta conquista".
Hildeni e Raimunda Nonata atuam como professoras na rede pública de ensino nas cidades de Barras e Dom Inocêncio. Elas participaram de intercâmbio financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Universidade de Aveiro é referência em todo o mundo na formação de professores.
Alunas foram recepcionadas na Uespi nesta segunda-feira (Foto: Ascom/Uespi)
"Durante a estadia em Aveiro compreendemos, por exemplo, quais as maneiras de se lidar com crianças especiais, o que ainda é um desafio, tanto para a escola quanto para a família", conta Hildeni de Sousa.
Raimunda Nonata afirma que o conhecimento adquirido será compartilhado com os colegas de Parfor e deverá ser aplicado em sala de aula. "Foi uma experiência extraordinária. Fomos um dos poucos a representar o Parfor e o Piauí na instituição europeia", ressalta.
Professora de Dom Inocêncio-PI vai fazer curso em universidade de Portugal | |
O objetivo desse intercâmbio é oferecer a professores da educação básica, o conhecimento de técnicas pedagógicas voltadas à educação infantil. "Essa experiência contribui para a qualidade da formação dos docentes. Nosso objetivo é o de possibilitar a fomentação destas ações", pontuou o professor Raimundo Dutra, coordenador geral do Parfor/Uespi.
Bárbara Melo ainda destacou que as bolsas de intercâmbio representam um novo momento no ensino público. Há pouco tempo elas se destinavam apenas a doutoramentos. Agora, a Uespi possui diversas bolsas em vários programas especiais como o Parfor e Pibid.
Na graduação, atualmente há alunos com bolsas do programa Ciências Sem Fronteiras, em cursos na Europa e Estados Unidos, com duração média de um ano. Até o fim de 2014, a previsão é que o número de bolsas seja ampliado.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.