Formar cidadãos, levar melhores condições de aprendizado e inserir o esporte na vida dos jovens piauienses, essa é a proposta da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc).
O projeto da prática do handebol implantado há cerca de nove anos, no Caic Professor Balduíno Barbosa de Deus, da Vila Bandeirantes, em Teresina, hoje colhe bons resultados. A equipe da Escola é destaque no cenário esportivo nacional e não fica de fora de nenhuma competição escolar do país.
Na última terça-feira (18), no Sesc Guarapari, no estado do Espírito Santo, a meninada foi mais além e garantiu, pela segunda vez, e de forma invicta, o título do IV Campeonato Brasileiro Escolar de Handebol.
No primeiro jogo, o Caic enfrentou o Centro Ed. Samambaia - DF e venceu por 37 a 23. A segunda partida contra o Instituto Educacional O Mestre - RN, o Caic fechou o placar em 33 a 21. Na tarde do dia 16, o time venceu por 33 a 18, o E.E. PREF. José Francisco Gouveia - MG.
Na quarta partida, os meninos enfrentaram o EEEMF João Bleyb - ES vencendo por 23 a 20. Na semifinal, a disputa foi com o C.E. Antônio da Silva - RJ e a vitória de 33 a 11 garantiu a vaga para a última partida do campeonato.
Na final masculina, os piauienses venceram por 17 a 14 o Colégio Castro Alves, do Espírito Santo, e assim, conquistaram o título do brasileiro e a classificação para o Campeonato Mundial Escolar de Handebol.
"Eles são o nosso orgulho. Acompanhamos esses meninos há algum tempo e observamos o crescimento deles. Evoluíram no comportamento e também no aprendizado. Estamos muito felizes com essa conquista", relatou Edméia Paixão, gerente da 20ª Gerência Regional de Educação.
A competição teve a participação de 220 atletas e 22 dirigentes de 18 escolas, representando 10 Estados (Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo).
"Esse é o resultado de um trabalho planejado. A nossa preparação vem acontecendo desde o último mundial. Agora o nosso trabalho será em dobro", comentou Giuliano Ramos, treinador da equipe.
A próxima parada dos 14 atletas do Caic Balduíno é em Tradzon - Turquia, para a disputa do mundial, que acontece no período de 20 a 28 de junho.
"Faremos o possível para conquistar a vitória por lá. Buscaremos realizar o nosso grande sonho", finalizou Giuliano.
Os campeões desembarcam em Teresina, à 1h da manhã desta sexta-feira (21). O secretário da Educação, Átila Lira, receberá os alunos ao meio-dia, em seu gabinete, na sede da Seduc.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.