O maquinário que irá remover os aguapés e canaranas no leito do Rio Poti já está no local para dar início a Operação Rio Poti, que vai desobstruir a área próxima a Ponte Leonel Brizola, no bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina. Máquinas como pá mecânica, escavadeira, pá carregadeira, caçambas e veículos leves monitorados por operadores e engenheiros, farão o trabalho de retirar os resíduos da margem.
Uma equipe técnica esteve no local na segunda-feira (10) para verificar a disposição das máquinas e avaliar a parte logística da operação. “A intenção é fazer um canal para que expulsem os aguapés com ajuda da correnteza e o rio siga seu curso natural”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Agamenon Bastos.
O engenheiro Marcelo Ferreira explicou o processo. “Além das máquinas teremos uma equipe com lanchas que possuem um acoplamento de lâminas, elas serão usadas para cortar em blocos os aguapés e canaranas, será um trabalho de formiguinha onde também aproveitaremos o curso do rio, principalmente nas partes altas e as chuvas”, disse.
Com o início da Operação Rio Poti, o secretário Agamenon esclarece que a poluição não está sendo resolvida. “Estamos ajudando o rio a se estabilizar, para resolver o problema da poluição precisamos da ajuda de todos”, ressalta. A operação de remoção segue durante toda a semana.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.