A aposentada Maria do Amparo Vieira, 52 anos, confirmou que vive um momento diferente em sua vida. Ela, assim como milhares de moradores das cidades de Coivaras, Jatobá do Piauí e Boa Hora, já desfruta, há quase um ano, de um serviço de saúde de melhor qualidade em sua comunidade.
O avanço surgiu após a implantação, em vários municípios, das Unidades Básicas Avançadas de Saúde (UBAS), onde a população tem acesso a novos equipamentos e serviços modernos, de forma rápida e gratuita.
“Agora, nossa cidade tem um local onde as pessoas mais carentes, assim como eu e minha família, podem ser atendidas de forma rápida e organizada. Os médicos aqui nos tratam com muita atenção”, disse a aposentada, moradora da cidade de Coivaras.
Atendimento na Unidade Básica Avançada de Saúde de Coivaras (Foto: Thiago Amaral)
A enfermeira-chefe da Ubas de Coivaras, Lucimary Freire, afirma que os profissionais da Unidade não têm medido esforços para atender de forma humanizada os pacientes do município. “Essas unidades são de extrema importância para a população carente do interior. Aqui dedicamos todo o nosso profissionalismo aos pacientes que nos procuram porque sabemos que mesmo com os serviços básicos, podemos levar uma saúde mais qualificada a essas pessoas que sempre esperaram por atendimento médico de melhor qualidade”, afirmou.
A Ubas de Coivaras realiza, diariamente, uma média de 40 atendimentos, entre consultas, exames, curativos e serviços fisioterápicos e odontológicos. Assim como Coivaras, as cidades de Jatobá do Piauí e Boa Hora também reforçam a atenção primária com atendimentos aos pacientes da zona urbana e zona rural desses municípios.
O tema do acesso e da qualidade nos serviços de saúde, em especial, na atenção básica, tem sido, ao longo dos últimos anos, prioridade do governo estadual.
“Com as Ubas, UBS e ainda qualificação de profissionais da saúde, queremos garantir um padrão de qualidade no cuidado à população e no ambiente e condições de trabalho dos profissionais de saúde, principalmente, nos locais de difícil acesso, como as cidades mais distantes”, destacou o secretário da Saúde, Ernani Maia.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.