A Prefeitura de Teresina já autorizou a licitação das obras da Ponte da Gil Martins, que devem iniciar ainda neste semestre. A nova via deve desafogar o trânsito da zona Sul e beneficiar milhares de teresinenses. Os recursos para as obras são do PAC Mobilidade Urbana Grandes Cidades.
A obra está orçada em cerca de R$ 65 milhões, compreendendo a ponte e os acessos, e faz parte de um conjunto de ações planejadas pela Prefeitura de Teresina na área de mobilidade urbana para 2014. Ela fará a interligação das zonas Sul e Sudeste da capital, unindo as avenidas Gil Martins e Avenida Francisco de Almeida Neto, melhorando o acesso às duas regiões e desafogando o trânsito, principalmente das pontes Wall Ferraz e Tancredo Neves.
A ponte será de estrutura mista, metálica com concreto armado, e terá 320 metros de comprimento, três faixas em duplo sentido [três no sentido sul/sudeste e três no sentido sudeste/sul], ciclovia e passagem para pedestres.
Além da obra da ponte, será feita uma extensão da Avenida Cajuína. Ela será ampliada, com início na rotatória da Ponte Wall Ferraz finalizando no prolongamento da Avenida José Francisco de Almeida Neto, margeando o Rio Poty, funcionando como dique de proteção para resolver problemas críticos de inundações no bairro São Raimundo.
A Francisco de Almeida Neto receberá um prolongamento iniciando na rótula da BR 343 até a ponte, enquanto a Gil Martins será prolongada da Avenida Celso Pinheiro até a futura ponte.
A Avenida Cajuína vai ter vias de 44,80m de largura, três faixas em duplo sentido, um calçadão de seis metros para caminhada e ciclovia. Já a Avenida Gil Martins será ligada à nova ponte por uma via de 32 metros de largura, com três faixas de duplo sentido e ciclofaixa.
Nova ponte deve melhorar trânsito na Zona Sul de Teresina
Autorizada a licitação para obras da Ponte da Gil Martins. A obra está orçada em cerca de R$ 65 milhões.
Do Liberdade News
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