Após o embarque dos dez primeiros estudantes da rede pública de ensino do Piauí para os Estados Unidos, é hora dos outros 110 alunos selecionados pelo programa de intercâmbio Aprender é uma Viagem embarcarem para seus destinos internacionais. Porém, antes de levantar voo, os estudantes e seus familiares serão recepcionados pelo governador Wilson Martins.
O encontro acontece hoje (28), às 18h30, no Diferencial Buffet. “Todos os alunos que ainda faltam embarcar estarão presentes no evento desta noite. Eles irão receber as informações de pré-embarque, bem como, serão presenteados com as malas personalizadas do programa e um tablet, para que eles possam manter contato com as famílias no Brasil e auxiliar nos estudos”, explica a coordenadora geral do Programa, professora Ivanilde Castro.
Segundo ela, a reunião também contará com a presença do diretor-presidente do Instituto Natura, Pedro Vilares, do cônsul da Espanha, Manoel Arrey, além do secretário de Educação, Átila Lira.
“Imagine o impacto que esses meninos podem causar às suas escolas ao voltar. Serão espelho, serão exemplo, e inspirarão mais adolescentes a buscarem uma vida melhor através do estudo”, ressalta o governador Wilson Martins, ao comentar sobre a importância da ação para o fortalecimento do ensino no Estado. “Nunca no Piauí um Governo proporcionou esse tipo de experiência aos seus estudantes, que vão estar amparados por uma família nativa, estarão devidamente matriculados em uma escola, além de receber auxílio financeiro para custear alguma despesa extra”, acrescenta.
A primeira turma selecionada pelo Intercâmbio viajou no último dia 19 para Orlando, nos Estados Unidos. Eles já estão hospedados e iniciaram o novo ano letivo segunda-feira (27). Quanto aos próximos embarques, a professora Ivanilde Castro revela que a segunda turma, composta de 25 estudantes, embarca na madrugada desta quarta-feira (29) para o Canadá. No dia seguinte, às 1h25, embarcam mais 35 alunos com destino também ao Canadá. No dia 31 de janeiro, mais 10 estudantes embarcam para a Espanha. Os alunos que vão para a Nova Zelândia embarcam no dia 4 de fevereiro e os que seguem para a Argentina levantam voo em 21 de fevereiro.
Cada um dos 120 estudantes selecionados pelo programa irão passar seis meses fora, estudando na língua estrangeira que escolheram, e com as despesas básicas todas pagas pelo Governo do Estado, tais como estadia e alimentação. Além disso, para os demais gastos, cada estudante será beneficiado com uma bolsa mensal no valor de R$ 600 convertidos na moeda local.
Imersão
Cerca de 1.500 alunos inscreveram-se nos cursos intensivos em inglês e espanhol oferecidos nas 21 Gerências Regionais de Educação de todo o estado. Os alunos não classificados passarão por um projeto de imersão na língua estudada, pois ficarão hospedados durante dez dias com outros alunos e professores do curso falando apenas inglês ou espanhol.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.