Uma equipe de técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) chegou, nesta quinta-feira (23), à cidade de Bom Jesus, no Sul do Piauí, para análise da situação fitossanitária da região, ameaçada pela helicoverpa armígera, uma lagarta identificada recentemente no Brasil e que ataca e destrói as plantações.
Os técnicos estão reunidos desde o início da manhã, no auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Bom Jesus. A caravana da Embrapa está percorrendo todo o Brasil, orientado os produtores sobre o combate às pragas da lavoura.
Nesta quinta-feira, eles estão debatendo temas como Alerta das Ameaças Fitossanitárias; histórico e aspectos bioecológicos da helicoverpa armigera; conceitos e aplicação do manejo integrado de pragas territorial; plantas Bt, que contém proteínas que combatem lagartas, e controle químico; tecnologia de aplicação; controle biológico e cenário regional da praga.
Quem participa do encontro recebe um kit com CD, DVD e folderes. O material contém informações sobre o manejo de pragas em culturas como arroz, feijão, soja, algodão e milho que vêm sendo atacadas pela a Helicoverpa armígera. A ideia da caravana, segundo o pesquisador Paulo Roberto Galerani, assessor da Diretoria-Executiva da Embrapa, é mudar os hábitos dos produtores, “para que eles passem a usar o manejo integrado de pragas”.
No Piauí, 25 municípios estão em situação de emergência fitossanitária, decretada pelo Ministério da Agricultura, em dezembro de 2013. A área atingida abrange os municípios de Alvorada do Gurguéia, Antônio Almeida, Baixa Grande do Ribeiro, Barreiras do Piauí, Bom Jesus, Corrente, Cristalândia do Piauí, Currais, Gilbués, Guadalupe, Jerumenha, Landri Sales, Marcos Parente, Monte Alegre do Piauí, Palmeira do Piauí, Piracuruca, Porto Alegre do Piauí, Regeneração, Redenção do Gurguéia, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena, São Gonçalo do Gurguéia, Sebastião Barros, Sebastião Leal e Uruçuí. A declaração de emergência fitossanitária vale por um ano.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.