O prefeito Firmino Filho lançou no final da manhã desta quarta-feira o edital de licitação das linhas de ônibus da capital. A proposta do executivo municipal é realizar melhorias para os usuários do transporte coletivo de Teresina. A solenidade contou com a presença do superintendente da Strans, Pang Yen Hsiao, imprensa, vereadores e representantes das comunidades.
Ao apresentar os principais pontos do edital, o chefe do executivo municipal ressaltou que lançava o edital com uma “imensa alegria”. Firmino Filho destacou que a licitação das linhas doe ônibus foi um compromisso firmado com os teresinenses e que foi amadurecido para poder ser realizado. “O crescimento econômico trouxe consequências. Hoje temos um modelo que prioriza o transporte individual em detrimento do transporte coletivo. Queremos uma cidade voltada para as pessoas e não para os carros. Com esse sistema que estamos propondo vai ganhar os usuários, a cidade e também as empresas que operam no sistema, já que daremos mais racioanalidade”, defendeu.
Firmino Filho aproveitou para tranquilizar os teresinenses, garantindo ainda que o preço da passagem do ônibus não será reajustado. “Não existe condições políticas e nem perante a opinião pública para aumento da tarifa em um prazo de tempo razoável”, frisou, destacando que, com a licitação, a Prefeitura espera garantir mais qualidade no transporte oferecido aos usuários. “O nosso desejo é que os ônibus andem menos cheios e mais rápidos. Queremos uma cidade voltada para as pessoas, para a melhoria dos serviços para a população”, ressaltou.
O superintendente da Strans, Pang Yen Hsiao, destacou que a Prefeitura está priorizando dois pontos centrais no edital: técnica (qualidade no transporte) e também a menor tarifa. “Foi essa a determinação do prefeito Firmino Filho. O edital foi elaborado para apresentar um melhor serviço. Serão quatro lotes que podem ser explorados por empresas individuais ou por consórcio. Vamos ir aos bairros explicar como o sistema vai funcionar para que a população tenha conhecimento de todo o processo”, comentou.
O diretor de trânsito e presidente da Comissão de Licitação, Ricardo Freitas, explicou que a mudança no sistema era necessária porque o modelo atual não tem capacidade de expansão, possui linhas muito longas. “Isso sem falar que a frequência e a pontualidade são comprometidas e provoca ainda congestionamentos no trânsito. No sistema que estamos propondo as palavras chaves serão: frequência, pontualidade, tecnologia, mobilidade e qualidade de vida dos teresinenses”, elencou, lembrando que o novo sistema envolverá linhas alimentadoras, troncais e intermediárias.
O edital será na modalidade concorrência, com prazo de concessão válido por 15 anos. Para garantir ainda mais melhorias no sistema, a Prefeitura irá investir R$ 104 milhões, obtidos por meio do PAC, para melhorias na mobilidade urbana, como a implantação de corredores exclusivos e terminais de integração. A expectativa da Prefeitura é de que o novo sistema entre em vigor ainda este ano.
Clique aqui para entender a licitação
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.