Com o coração apertado de saudade, mas na certeza de que estão dando um grande passo, familiares e amigos se despediram dos dez primeiros estudantes a viajarem através do Intercâmbio Estadual Aprender é uma Viagem. A turma levantou voo ao meio-dia deste domingo (19) em direção a Orlando, nos Estados Unidos.
Natural do município de Capitão de Campos, Joana Rafaela, de 15 anos de idade, não segurou as lágrimas enquanto aguardava o embarque. “Está passando muita coisa na minha cabeça, são seis meses longe de casa, morando em uma nova casa, estudando em outra escola, uma cultura muito diferente da nossa. Mas estou confiante que irei encontrar boas pessoas nessa trajetória”, disse.
Já o adolescente Agostinho Antônio, de Piripiri, mostrou-se bastante ansioso por conhecer a nova casa. “Lá vou morar com uma mulher que tem três cachorros e já abriga um intercambista chinês, então, além da cultura americana ou vou ter contato com a cultura chinesa, será uma experiência na minha vida”, acredita.
E para enfrentar a distância, a mãe de Agostinho, Rosa Lina, já planejou como irá fazer para manter contato direto com o filho. “Vamos ficar nos falando por email e facebook. Como ele é filho único fico só imaginando como vai ser a vida dele lá, mas confio muito no meu filho, ele é uma pessoa bastante centrada”, acrescentou.
Por outro lado, a estudante de Itainópolis Luma Neiva defende que o intercâmbio irá mudar seu futuro. “Já chorei muito, pois se despedir das famílias e dos amigos é a parte mais difícil. Mas, essa viagem representa uma vitória que irá mudar minha carreira profissional”, destaca.
Luma revela que desistiu até de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para focar apenas nas provas de seleção do intercâmbio. “Eu deixei de fazer a primeira prova do Enem, que serviria como teste, para me dedicar exclusivamente ao programa de intercâmbio, e deu certo, graças a Deus”, comemorou.
Antes de embarcarem, os estudantes receberam a visita do governador Wilson Martins, que ressaltou a importância do intercâmbio. “Nada mais nobre que o conhecimento, pois é isso que estes adolescentes vão levar para o resto da vida. Nossos intercambistas voltarão ao Piauí com uma nova noção de mundo. Confesso que estou realizando um sonho através deste programa”, disse.
De acordo com a coordenadora do Intercâmbio, professora Ivanilde Castro, cada um dos alunos irá receber uma bolsa mensal no valor de R$600 convertidos na moeda local. “Essa quantia é para que eles possam gastar na compra de material escolar, para produtos de higiene pessoal, lanches e lazer, pois as despesas básicas deles, como moradia, estudo e alimentação, já estão garantidas pelo programa”, explicou.
Antes de chegarem ao Aeroporto Petrônio Portela, os estudantes e seus familiares foram recebidos na sede da Seduc pelo secretário Átila Lira. Lá eles foram presenteados com um tablet. “Esse equipamento irá os auxiliar na comunicação com os pais e nos trabalhos da escola. Nosso objetivo com a execução desse programa é estimular os alunos das escolas públicas do estado a se dedicarem ainda mais aos estudos, além de enriquecer o currículo deles para o futuro, permitindo que portas do mercado de trabalho se abram”, acrescentou Átila Lira.
Novos embarques
Até o final do mês de janeiro os outros 110 estudantes aprovados para participar do Intercâmbio Aprender é uma Viagem irão embarcar para seus destinos, sejam eles Canadá, Nova Zelândia, Chile, Argentina ou Espanha. Quanto aos outros alunos que participaram do projeto e que não foram selecionados para os destinos internacionais, o Governo do Estado irá custear um período de imersão. “De 22 a 30 de março, estes alunos serão hospedados em Luís Correia, no litoral do Piauí, onde só poderão falar a língua estrangeira que escolheram no começo no projeto. Esta é uma forma deles também vivenciarem um momento de aprendizado na prática”, disse a coordenadora do Intercâmbio.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.