Na manhã deste sábado (18), o grupo Matizes promoveu uma palestra com o tema "O uso da criatividade nos movimentos sociais", no auditório centro pop do Centro de Referência de Direitos Humanos.
A palestra faz parte do ciclo de ações do projeto "Tecendo Direitos, Costurando Cidadania". Durante o evento, foram desenvolvidas atividades que estimulam a percepção do outro e suas necessidades, e a criatividade voltada para a resolução das questões sociais.
A facilitadora, Artenilde Silva, afirma que os movimentos já mudaram de estratégia várias vezes ao longo da história. "É necessário um processo de reciclagem contínuo e também precisamos pregar sempre os mesmos ideais", ressaltou. "Precisamos ter muita criatividade para não utilizar as mesmas armas que aqueles que discriminam".
Marinalva Santana, líder do grupo Matizes, afirma que os movimentos sociais mais consagrados precisam repensar seus modos de agir. “Precisamos reconhecer as novas formas de manifestação, que precisam de legitimação e apoio", lembra.
Leiziane Rodrigues, estudante de pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), afirma que a luta LGBT é complicada, mas interessante. Ela, que está produzindo sua monografia sobre o trabalho do grupo Matizes, diz que o principal elemento para a solução destes problemas é a segurança. "Enquanto não HOUVER real união entre os militantes, cada vez a luta será mais difícil. Precisamos começar a trabalhar a confiança mútua dentro do movimento social", finaliza Leiziane.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.