Crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade da capital têm, a partir de fevereiro, a oportunidade de aprender um instrumento musical através dos cursos oferecidos pela Escola de Música de Teresina (EMT). A instituição, mantida pelo Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), estará com inscrições abertas para novos alunos no período de 23 a 31 de janeiro.
Entre os cursos ofertados estão: cavaquinho, violino, rabeca, violoncelo, saxofone, oboé, flautas doce e transversal, clarineta, trompete, trompa, bandolim, bateria, música na terceira idade, canto infantil e adulto, além de violão popular e clássico, guitarra e contrabaixo, sendo que para esses últimos três cursos o pré-requisito é saber tocar violão popular. Para o público infantil, a EMT está ofertando ainda iniciação ao piano, flauta, teclado e acordeon.
A Escola oferece também três cursos gratuitos para a população. São eles: Coral, Percussão e Terceira idade (canto, violão, teclado ou flauta). Os interessados só precisam comparecer à sede da Escola, que fica na Central de Artesanato Mestre Dezinho, de posse da Carteira de Identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Para os demais cursos, o candidato deve levar seus documentos ou do responsável (caso seja menor) e uma foto 3X4. É necessário também o pagamento de taxa de R$25 ou de R$15, se for aluno de rede pública estadual, além de declaração da escola comprovando matrícula.
As aulas dos cursos de música acontecem duas vezes por semana nos turnos da manhã, tarde e noite, com um dia dedicado à teoria e outro à prática. O curso básico tem duração de 2 anos e a idade mínima para ingressar nas aulas é de 8 anos, exceto no de bateria, acordeon e saxofone, que é de 10 anos completos.
Para a iniciação musical a idade mínima é de 6 ou 7 anos, dependendo do instrumento escolhido. As aulas da EMT começam dia 3 de fevereiro.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.