A dívida que o Estado do Maranhão possui com a Prefeitura de Teresina será novamente discutida, em Brasília, no Ministério da Saúde, no próximo dia 22 de janeiro. O Secretário Municipal de Saúde, Noé Fortes e a Diretora de Regulação e Avaliação da SMS, Alduína do Rego Monteiro, participarão do encontro.
“O Ministério da Saúde convocou todos os envolvidos na pactuação. Vamos até Brasília novamente buscar uma solução pra esse impasse. Esperamos que dessa vez o Governo do Maranhão se faça presente. Essa situação tem que ser resolvida logo para que a população não fique ainda mais prejudicada”, disse o secretário Noé Fortes.
Além dos gestores da Secretaria Municipal de Saúde de Teresina (SMS), foram chamados a participar da reunião os representantes da Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão, da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí e também dos 39 municípios pactuados.
De acordo com a pactuação firmada em 2010, o Governo do Maranhão deveria repassar à Prefeitura Municipal de Teresina o valor de R$ 400 mil mensais referentes aos atendimentos de urgência e emergência prestados a pacientes maranhenses, fora os gastos com os pacientes eletivos e que passam por tratamento contra o câncer. Estes últimos valores não são pagos desde abril de 2011, o que gerou um dívida de cerca de R$ 8 milhões .
Por conta da dívida e mediante a falta de negociação por parte do Estado do Maranhão, o atendimento a estes pacientes está suspenso desde o dia 1º de janeiro.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.