Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 11 de janeiro de 2025
Notícias /

Cultura

06/01/2014 - 17h45

Compartilhe

06/01/2014 - 17h45

Reisado celebra a tradição da Folia de Reis com cores, dança e cultura

O município de Boa Hora mantém viva a tradição da Festa de Reis através do festival de Reisado.

 Terra Querida

Folia de Reis - Reisado da Boa Hora (Foto: Jairo Moura)

 Folia de Reis - Reisado da Boa Hora (Foto: Jairo Moura)

 No sexto dia do primeiro mês do ano é comemorado o Dia de Reis, que segundo a tradição cristã, representa a apresentação dos reis magos ao menino Jesus. No Piauí, o município de Boa Hora, a 137 quilômetros de Teresina, celebra a data com festival de reisado reunindo grupos, dança, cores e muita tradição.

Todo ano, após o dia 24 de dezembro, figuras como os três reis magos, a cigana, os caretas, a burrinha, a ema e o Jaguará, integram-se à rotina dos moradores do município de Boa Hora. As canções típicas da festividade são acompanhadas por pessoas das mais diferentes idades que, trajadas de roupas feitas de palha, coloridas ou caracterizadas como boi, animam a população e os turistas.

A manifestação cultural toma as ruas da cidade e só é encerrada no dia 6 de janeiro, após a realização de festival, que este ano aconteceu nos dias 4 e 5 de janeiro. Dona Raimunda Neta nasceu no município e já acompanhou muitas andanças de grupos de reisado. Hoje, moradora da capital do Piauí, não deixa de voltar à terra natal para acompanhar a Folia de Reis.

“Quando vejo essas danças me lembro de quando eu era criança, da época em que ficávamos na praça para ver os ensaios e as apresentações. É muito bom relembrar tradições que marcaram a minha história, por isso trago as minhas filhas, para que elas também possam conhecer parte dessa cultura tão rica”, afirma Raimunda.

A festa de cunho religioso espalha-se não só por Boa Hora, como por diversos outros municípios piauienses e em todo o Nordeste. A tradição é a mesma. Passada de geração em geração, a festa popular anima e mantém viva a cultura da celebração pelo nascimento do menino Jesus.

Terra Querida

Comentários