Garantir a permanência de crianças e adolescentes no ambiente escolar e contribuir diretamente para o crescimento, não só educacional, mas também pessoal desses jovens, essa é a proposta do Ensino de Tempo Integral já implantado nas Escolas da Rede Pública Estadual Piauiense.
A modalidade que amplia a jornada educacional e proporciona a inclusão de práticas inovadoras aos trabalhos pedagógicos, já é uma realidade vivida por estudantes de todo o Estado.
“Temos 41 escolas que funcionam em Tempo Integral. Já são 22 implantadas e 19 em fase final de implantação com previsão para iniciarem as atividades em 2014. Nos espaços onde o Programa é executado, a evasão escolar é zero e o índice de reprovação caiu para 2%”, é o que explica Alcina Sotero, coordenadora de Tempo Integral na Seduc.
Esta tem sido uma das políticas prioritárias do Governo do Piauí que, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), tem investido na qualidade e expansão dessa modalidade de ensino.
O secretário da Educação, Átila Lira, avalia de forma bem positiva os resultados alcançados. “No início deste ano atenderemos cerca de 7.500 crianças. As atividades extraclasses contribuem ocupando o tempo ocioso desses jovens e os dá a oportunidade de desenvolver habilidades e de aprender sobre esporte, arte, cultura e muitos outros temas”, destaca.
Capacitação
Todos os profissionais são capacitados através do curso de Especialização em Educação Integral. Resultado de uma parceria entre Seduc e a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a formação busca ampliar horizontes de trabalho no que diz respeito às formas de se trabalhar o ensino integral.
De acordo com Sylvya Suzane, coordenadora do programa Mais Educação na Seduc, a especialização contribui para dar o suporte necessário para as escolas que desenvolvem o Programa e ainda ajuda a melhorar o rendimento dos alunos. "Esse curso orienta e prepara nossos gestores escolares e professores sobre o verdadeiro objetivo da Educação de Tempo Integral, que é promover inclusão social e elevar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem", destaca.
Mais Educação
O Programa Mais Educação veio para somar ao Ensino de Tempo Integral no Piauí. Hoje, 318 escolas o executam fazendo com que o aluno se sinta preparado, para que desenvolva habilidades, melhore sua autoestima, rendimento e permanência.
Entre as atividades, os jovens vivenciam o esporte através das aulas de judô, karatê, tênis de mesa, futebol, handebol, vôlei e basquete. A cultura em geral com o teatro, música, pintura e dança. As crianças também podem aprender mais sobre a comunicação em aulas de rádio e jornal.
Mesmo com todas essas atividades, o acompanhamento pedagógico é obrigatório, como forma de estimular as crianças a melhorarem seu desempenho em sala de aula.
A intenção do Programa vai além de melhorar os números que medem a qualidade do ensino. O Mais Educação contribui até para levar os pais e comunidade a participarem não só dos eventos culturais e esportivos promovidos nas escolas, mas também nas reuniões que discutem os temas do dia a dia do alunado.
“Temos mais de 32.000 alunos da Rede Pública Estadual beneficiados com o Programa Mais Educação. É importante lembrar que mais de 1.000 escolas municipais já estão cadastradas no programa e que todos os municípios que nos procuram para a adesão são atendidos”, frisa Sylvya Suzane.
Atividades extras e gestão que geram bons resultados
Referência de Tempo Integral, o Centro e Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) João Henrique de Almeida, localizado no bairro Morada Nova, zona Sul de Teresina, coleciona bons resultados, conquistados através do esforço de alunos, pais e toda comunidade.
Gestor do Cemti desde 2011, Gideão Machado entrou com uma nova proposta, na tentativa de inovar com projetos atrativos, mas que fizessem com que o aluno absorvesse o conteúdo.
Vários projetos como o Eco-Resotrônico, que foca na destinação correta do lixo eletrônico da comunidade; o Cemti Saúde, responsável pela promoção de material informativo sobre métodos de prevenção e tratamento de doenças e prestação de serviços como teste de glicose e verificação de pressão arterial; SimpoCemti, que reúne profissionais de todas as áreas para orientar os alunos sobre as oportunidades do mercado de trabalho; e o de Halloween, que estimula o contato dos estudantes com outras culturas por meio de pesquisa, foram implantados e são intensificados com as oficinas de Matemática, Redação e com o Projeto de Leitura que a escola desenvolve.
Todos esses incentivos podem ser comprovados através do sucesso dos alunos. Em 2012, a escola conseguiu 40 aprovações em vestibulares de todo o Brasil e levou à Brasília o então estudante do 2º ano, Rafael Moraes, representando o Estado no Parlamento, através da elaboração de um projeto de lei que visa à melhoria da coleta e distribuição do lixo ou resíduo eletrônico.
“Já conseguimos aprovar 89,8% em universidades como USP, UNB, UFPI e Uespi e a cada dia queremos aprimorar ainda mais nosso ensino. Desejamos e trabalhamos para que nosso aluno escolha a profissão que deseja seguir e seja aprovado na universidade de sua preferência. A meta agora é aprovar 100%", afirma Gideão.
A gestão da escola também incentivou a participação dos alunos no programa de Intercâmbio Estudantil do Piauí, oferecido pelo Governo do Estado. A turma é formada por 25 estudantes do 1º ano do Ensino Médio.
As gêmeas Isabela e Gabriela fazem parte do preparatório e assistem aula desde o mês de agosto. A ansiosidade é evidente em seus rostos. “Estamos nervosas mas, acima de tudo, estamos muito felizes por poder participar desse programa e agradecidas com o apoio dos nossos pais e da escola”, comemora Isabela.
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