Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Notícias /

Economia

27/12/2013 - 23h16

Compartilhe

27/12/2013 - 23h16

Fim de ano aumenta venda de frutas na Ceapi

No mês de dezembro há um aumento expressivo na venda de frutas na Central de Abastecimento de Piauí.

 Da Redação

Aumenta venda de frutas no fim de ano. (Foto: Divulgação)

 Aumenta venda de frutas no fim de ano. (Foto: Divulgação)

No mês de dezembro há um aumento expressivo na venda de frutas na Central de Abastecimento de Piauí (Ceapi). Itens como abacaxi, ameixa, figo, lichia, manga, melancia, melão, nectarina, pêssego e uva são algumas das preferidas no período.

O grupo de frutas tem um aumento na oferta de, aproximadamente, 20% em dezembro. Uma expectativa positiva para um país que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), é o terceiro em produção de frutas totalizando um volume de 46,4 milhões toneladas por ano.

Conforme o diretor presidente da Ceapi, Alberto Monteiro Neto, as festas de Natal e Réveillon e o aumento do calor explicam o crescimento na procura. "São variedades tradicionais de fim de ano e indispensáveis nas ceias dos brasileiros.

Além disso, é a época de safra de uma grande variedade de frutas quando elas estão com melhor qualidade", explica. O permissionário do mercado Bernardo Pereira conta que uma das variedades mais procuradas é a uva niágara.

"É uma uva que não pode faltar nas festas de fim de ano, em especial, no Réveillon onde, além de decorar os pratos e a mesa, as pessoas associam o consumo da fruta a uma superstição na virada do ano”, avalia.

Segundo Alberto Monteiro Neto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de 4 a 6 porções de frutas por dia, um total de 100 quilos por ano, por pessoa.

Mas dados do Ibraf apontam que o brasileiro consome apenas 33,5 quilos de frutas por habitante, anualmente. “O Brasil é rico na variedade e quantidade de frutas, mas somos o terceiro país em consumo. Além de comer in natura, as pessoas podem criar receitas para incluí-las no cardápio. Abacaxi, melancia, ameixa e goiaba, por exemplo, fazem parte da gama de opções que temos”, comenta o diretor presidente da Ceapi.

Da Redação

Comentários