O município de Dom Inocêncio, situado no semiárido piauiense, a 615 km de Teresina, possui o menor PIB per capita do Piauí. Os números referentes a 2011 foram divulgados pelo governo do Estado, através da Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro), na manhã desta terça-feira (17).
O PIB per capita corresponde à divisão do Produto Interno Bruto (PIB) pela população residente. De acordo com os dados, o PIB per capita do município de Dom Inocêncio foi de apenas R$ 3.304,19 em 2011. Fartura do Piauí, Curralinhos e Madeiro vêm logo atrás.
Dom Inocêncio se tornou conhecido nas décadas de 70, 80 e 90 pelo modelo educacional pioneiro desenvolvido pela Fundação Ruralista, entidade fundada no início da década de 1960, antes mesmo da emancipação do município, e coordenada pelo padre Manuel Lira Parente. O sistema com escolas adaptadas a realidade da região ganhou destaque e se tornou conhecido em todo o país, em reportagens veiculadas pela imprensa nacional.
Cidade fica no Sudeste do Piauí, já na divisa com a Bahia. (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)
Apesar dos índices de analfabetismo quase nulos, fruto da atuação da entidade, o município não conseguiu evoluir na geração de emprego e renda. Dom Inocêncio apresenta combinação de baixa atividade econômica com uma população de aproximadamente 10 mil habitantes, a grande maioria residente na zona rural.
Além disso, o município possui uma das maiores extensões territoriais do Piauí e sofre com o isolamento. A cidade fica situada a 104 km de São Raimundo Nonato, polo comercial mais próximo, e 50% da estrada não é asfaltada. Em épocas de fortes chuvas, os riachos enchem e o município fica isolado das cidades vizinhas.
Sem emprego e oportunidades muitos tem deixado a cidade rumo aos grandes centros urbanos do país. No censo demográfico de 2010, o IBGE apontou uma queda superior a 1000 habitantes na população do município. Com 25 anos de emancipação política, a economia de Dom Inocêncio ainda possui forte dependência do poder público municipal.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.