Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Notícias /

Geral

17/12/2013 - 14h00

Compartilhe

17/12/2013 - 14h00

Modelo educacional entre as décadas de 70 e 90, Dom Inocêncio possui o menor PIB per capita do Piauí

Município apresenta combinação de baixa atividade econômica com uma população de aproximadamente 10 mil habitantes.

 Gustavo Almeida, do Liberdade News

Economia do município tem forte dependência no poder público.

 Economia do município tem forte dependência no poder público.

O município de Dom Inocêncio, situado no semiárido piauiense, a 615 km de Teresina, possui o menor PIB per capita do Piauí. Os números referentes a 2011 foram divulgados pelo governo do Estado, através da Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro), na manhã desta terça-feira (17).

O PIB per capita corresponde à divisão do Produto Interno Bruto (PIB) pela população residente. De acordo com os dados, o PIB per capita do município de Dom Inocêncio foi de apenas R$ 3.304,19 em 2011. Fartura do Piauí, Curralinhos e Madeiro vêm logo atrás.

Dom Inocêncio se tornou conhecido nas décadas de 70, 80 e 90 pelo modelo educacional pioneiro desenvolvido pela Fundação Ruralista, entidade fundada no início da década de 1960, antes mesmo da emancipação do município, e coordenada pelo padre Manuel Lira Parente. O sistema com escolas adaptadas a realidade da região ganhou destaque e se tornou conhecido em todo o país, em reportagens veiculadas pela imprensa nacional.

Cidade fica no Sudeste do Piauí, já na divisa com a Bahia. (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)


Apesar dos índices de analfabetismo quase nulos, fruto da atuação da entidade, o município não conseguiu evoluir na geração de emprego e renda. Dom Inocêncio apresenta combinação de baixa atividade econômica com uma população de aproximadamente 10 mil habitantes, a grande maioria residente na zona rural.

Além disso, o município possui uma das maiores extensões territoriais do Piauí e sofre com o isolamento. A cidade fica situada a 104 km de São Raimundo Nonato, polo comercial mais próximo, e 50% da estrada não é asfaltada. Em épocas de fortes chuvas, os riachos enchem e o município fica isolado das cidades vizinhas.

Sem emprego e oportunidades muitos tem deixado a cidade rumo aos grandes centros urbanos do país. No censo demográfico de 2010, o IBGE apontou uma queda superior a 1000 habitantes na população do município. Com 25 anos de emancipação política, a economia de Dom Inocêncio ainda possui forte dependência do poder público municipal.

Gustavo Almeida, do Liberdade News

Comentários