O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) instaurou nesta quinta-feira (12) um Inquérito Civil para apurar danos ambientais decorrentes do desperdício de água no município de Cristino Castro, a 595 km de Teresina, na região sul do Estado. Segundo o MP-PI, o derramamento do líquido existe em diversos poços jorrantes, sem qualquer controle do Poder Público.
O promotor titular de justiça ambiental em São Raimundo Nonato, Vando da Silva Marques, requisitou à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) a realização de inspeção no local. A Semar terá 30 dias para emitir laudo e fornecer informações sobre licenças para instalação de poços artesianos e/ou exploração de mananciais no município de Cristino Castro.
Poço jorrante na região sul do Piauí. (Foto: Reprodução)
O Setor de Perícias Técnicas do MP-PI será notificado para realizar perícia no local no prazo de 45 dias. Um laudo técnico deverá ser emitido com informações sobre a dimensão dos danos causados.
Conhecidos pela beleza, alguns poços jorrantes de Cristino Castro desperdiçam água há quase 40 anos. Em meio à carência do líquido vivida pela pelos moradores do sertão, os poços chegam a jorrar águas que atingem mais de 20 metros de altura. Alguns registram uma vazão de 70 mil litros por hora.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.