Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Notícias /

Economia

09/12/2013 - 12h40

Compartilhe

09/12/2013 - 12h40

Ecoturismo gera renda e desperta consciência ambiental no Piauí

Amarante, Parnaíba, Luís Correia, Pedro II, Sete Cidades, por exemplo, são algumas referências no Estado.

 Do Liberdade News

Cachoeira do Rosário, um verdadeiro cartão postal no município de Novo Santo Antônio-PI (Foto: José Raimundo Diniz)

 Cachoeira do Rosário, um verdadeiro cartão postal no município de Novo Santo Antônio-PI (Foto: José Raimundo Diniz)

A prática do ecoturismo vem ganhando muitos adeptos em todo o país. É uma atividade que valoriza o contato com a natureza, além de conscientizar as pessoas quanto à preservação ambiental. De acordo com a Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), cerca de 5,4 milhões de turistas procuram, anualmente, locais que ofereçam belas paisagens e estímulo a sustentabilidade. Amarante, Parnaíba, Luís Correia, Pedro II, Sete Cidades, por exemplo, são algumas referências no Piauí que recebem inúmeros visitantes.

 
Pedra Furada - Parque Nacional Serra da Capivara (Foto: Arquivo CCom)  
   
   
Morro do Gritador, em Pedro II-PI (Foto: Thiago Amaral)  
   

A pesquisa também identificou que os turistas desse segmento estão gastando bem mais no país. Em 2009, o gasto médio chegou a R$ 293,00, ou seja, 165% em relação ao ano anterior. O ecoturismo já virou uma tendência entre os estrangeiros, principalmente, os que desconhecem as atividades econômicas com base nos recursos sustentáveis. Conhecer trilhas, praticar esportes ao ar livre e também aprender sobre os valores culturais são boas alternativas de passeio.

Segundo o empresário Igor Lira, o Sítio Floresta, no município de Amarante (PI), recebe turistas de outros países para conhecer o processo de produção da Cachaça Lira e valorizar patrimônio cultural do Piauí. “Temos a oportunidade de destacar os pontos históricos do Estado, seus produtos e belos roteiros turísticos. A bebida de origem artesanal, por exemplo, é bastante valorizada. O processo produtivo diferenciado, que garante a qualidade da cachaça, a estrutura centenária ainda preservada também chama bastante atenção dos turistas”, destaca.

O Piauí agrega variadas opções de para os adeptos aos parques ambientais, artesanato ou praias. O Delta do Rio Parnaíba forma um arquipélago de mais de 80 ilhas, que é um dos passeios mais famosos do país.

Do Liberdade News

Comentários