Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Notícias /

Economia

03/12/2013 - 14h22

Compartilhe

03/12/2013 - 14h22

Piscicultores piauienses vão ao Ceará conhecer novas técnicas

A ação é viabilizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí.

 Do Liberdade News

 

Piscicultores piauienses farão visita técnica ao Parque Aquícola do Açude Castanhão, na cidade de Jaguaribara, no Ceará, na quinta-feira (05). A ação é viabilizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí.

Vinte e um produtores de peixe do Piauí dos municípios de Campo Maior, Joaquim Pires, Jardim do Mulato, Oeiras, Conceição do Canindé, Francisco Macedo, Itainópolis e Patos do Piauí participam da visita juntamente com analistas técnicos do Sebrae no Piauí.

“Na visita os produtores conhecerão o processo produtivo, práticas de cultivo e novas tecnologias na criação e processamento do peixe no Parque Aquícola do Castanhão. Será uma oportunidade de intercâmbio de informações entre os piscicultores do Piauí e Ceará”, comenta Kássio Silva, gestor do projeto Territórios da Cidadania Vale do Canindé desenvolvido pelo Sebrae.

O parque conta ainda com processo de curtimento e artesanato do couro da tilápia, confeccionando cintos, carteiras e bolsas.

Para a realização da visita técnica o Sebrae no Piauí tem o apoio da Superintendência Federal da Agricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Piauí, Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ceará, Câmara Setorial da Tilápia do Ceará, da Secretaria de Agricultura do município de Jaguaribara e da Associação Cearense de Aquicultores.

Parques Aquícolas

De acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura, parque aquícola é um espaço físico contínuo em meio aquático, delimitado, que compreende um conjunto de áreas aquícolas afins, em cujos espaços intermediários podem ser desenvolvidas atividades compatíveis com a prática da aqüicultura.

Ainda segundo o Ministério, existem parques aquícolas em grandes reservatórios de água, em todas as regiões do Brasil.

São 42 parques aquícolas, que somam uma lâmina d’água de 28.500 hectares. A estimativa é de que quando eles estiverem produzindo com sua capacidade outorgada irão ofertar ao mercado em torno de 269 mil toneladas de pescado por ano.

Do Liberdade News

Comentários