O Ministério da Saúde divulgou através do seu site que o Piauí receberá, nesta segunda-feira (2), 146 médicos cubanos através do Programa Mais Médicos. As cidades que receberão os profissionais já foram notificadas da chegada, será levada em conta a oferta e procura da mão-de-obra. De acordo com o MS, os desembarques no Aeroporto Petrônio Portela seguem até quarta-feira (4).
Até o momento, o programa Mais Médicos conta com 46 profissionais em atividade no interior do Piauí. No Brasil, são 1.020 profissionais distribuídos em unidades de saúde do interior e nas periferias de grandes cidades, beneficiando mais de 3,5 milhões de brasileiros.
A maioria (61%) dessas pessoas vive no Norte e Nordeste. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, nesta etapa o nível da avaliação dos profissionais cubanos foi satisfatório, dos 2.3 mil profissionais, apenas 19 foram reprovados.
O Nordeste e o Norte são as regiões que mais vão receber médicos do total de 2.117 cubanos, respectivamente 1.152 e 406. O Programa Mais Médicos faz parte de um pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de Saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.