Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 17 de novembro de 2024
Notícias /

Educação

28/11/2013 - 08h57

Compartilhe

28/11/2013 - 08h57

UFPI abre I Feira de Profissões a alunos do ensino médio

Evento tem como um dos objetivos reduzir os índices de evasão dos cursos de graduação por falta de identificação por parte dos graduandos.

 Do Liberdade News

Mesa de honra da solenidade de abertura (Foto: Divulgação/Ufpi)

 Mesa de honra da solenidade de abertura (Foto: Divulgação/Ufpi)

Características, peculiaridades, atuação no mercado de trabalho e desafios dos 39 cursos de Graduação do Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Estes são os conhecimentos oferecidos para os 4 mil estudantes de Ensino Médio cadastrados na I Feira de Profissões da UFPI, aberta nesta quarta-feira (27). No período da manhã, professores, estudantes e gestores da Instituição, bem como representantes de órgãos municipais e estaduais, reuniram-se no Cine Teatro da UFPI para a cerimônia de abertura do evento. Encenações teatrais, apresentação musical da Banda Experimental da UFPI e agradecimentos formais marcaram a solenidade.

Como convidados de honra da solenidade de abertura estavam Osmarina Silva, assessora da Superintendência de Ensino da SEDUC/PI; Washington Bonfim, secretário de Planejamento da PMT, representando o Prefeito de Teresina; Pró-reitora da PRAEC/UFPI, Profª. Drª. Cristiane Torres; Reitor da UFPI, Prof. Dr. Arimatéia Lopes; Pró-reitor da PROPESQ/UFPI, Prof. Dr. Pedro Vilarinho; Coordenador do projeto, Prof. Dr. Raimundo Lenilde; Vice-Diretor do CCHL, Prof. Dr. Carlos Sait; e Rodolfo Barbosa, idealizador do projeto.

A I Feira de Profissões da UFPI é organizada pelo Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC). O evento tem por objetivo auxiliar os estudantes do 3º Ano do Ensino Médio de instituições de ensino públicas e privadas de Teresina e cidades próximas em sua escolha profissional.

Nos dias 27, 28 e 29, os visitantes inscritos receberão orientações sobre as carreiras que a graduação lhes permite seguir em dois momentos: durante visita a stands montados no Espaço Rosa dos Ventos (próximo à Biblioteca Central da UFPI - Teresina), em que graduandos da UFPI expõem cartazes informativos e tiram dúvidas sobre suas respectivas áreas de estudo; durante palestras ministradas pelos coordenadores dos cursos de Graduação lotados no Campus de Teresina, a ser realizadas no Auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE).

Aluno do curso de Graduação em Ciência Política da UFPI, Rodolfo Barbosa é coordenador adjunto do evento e idealizador do projeto que deu origem à I Feira de Profissões da UFPI. Ele afirma que a escolha das datas para a ação educativa é simbólica, e enfatiza que a iniciativa foi inspirada em propostas já aplicadas em outras universidades brasileiras, como a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade de São Paulo (USP).

"A Feira de Profissões da UFPI está acontecendo exatamente no período entre a aplicação das provas do ENEM e a publicação dos resultados para que o aluno faça a escolha de seu curso por meio do Sistema de Seleção Unificada. Este é um momento de esclarecimento para os estudantes das 35 escolas inscritas, e a ação já é realizada em outros estados. Na UFC, por exemplo, a Feira se encontra em seu quinto módulo", destaca.

Durante os agradecimentos solenes, o coordenador geral da ação (também coordenador do Curso de Graduação em Geografia da UFPI), Prof. Dr. Raimundo Lenilde, parabenizou a iniciativa do estudante idealizador e agradeceu o apoio da administração superior para dar continuidade ao projeto. O coordenador salientou, ainda, "que uma exposição desta natureza é importante para orientar os futuros profissionais a atuar com ética e responsabilidade no mercado de trabalho".

Presente à solenidade de abertura, a Pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Profª. Drª. Cristiane Bezerra Torres, falou sobre o papel do evento em permitir aos estudantes de ensino médio uma opção mais consciente sobre qual profissão seguir. Ela reforça: "Escolher a profissão é uma decisão difícil, e traz impacto para a vida e o futuro profissional desses alunos. Pensando em otimizar este processo, a UFPI está disponibilizando sua estrutura física e seus recursos humanos para apresentar aos alunos os benefícios e os desafios inerentes a cada profissão".

A I Feira de Profissões da UFPI focaliza, também, a redução dos índices de evasão dos cursos de graduação por falta de identificação por parte dos graduandos. Segundo o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, o evento surge como forma de "evitar a migração do estudante de um curso para outro à medida que ele adquire maior segurança para fazer sua escolha profissional". Ele afirma o compromisso da administração superior da UFPI em inserir a ação educativa no calendário anual da Instituição e finaliza: "Uma maneira de valorizar as pessoas é apoiar suas iniciativas".

Do Liberdade News

Comentários