Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 11 de janeiro de 2025
Notícias /

Cultura

24/11/2013 - 21h44

Compartilhe

24/11/2013 - 21h44

Festival de Vídeo de Teresina começa nesta segunda-feira

Evento acontece de 25 a 30, no Teatro do Boi, com exibições de 76 filmes, além de vários cursos.

 Do Liberdade News

Maria da Inglaterra: Mulher Cabra-Macho

 Maria da Inglaterra: Mulher Cabra-Macho" será um dos filmes exibidos no evento

Começa nesta segunda-feira (25), no Teatro do Boi, a 20ª edição do Festival de Vídeo de Teresina. Um evento que vem grandioso este ano para celebrar suas duas décadas de existência. Superando todas as expectativas, foram inscritos 167 vídeos e 76 obras foram selecionadas. Além dos filmes, os teresinenses também vão dispor de cursos com profissionais renomados.

O festival é uma iniciativa da Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC). A programação vai ter início já na manhã de segunda-feira, com o início das oficinas, que serão todas realizadas das 09h às 18h, com pausa para o almoço entre 12h e 14h.

Profissionais reconhecidos nacionalmente foram convidados para ministrar os seguintes cursos: Iniciação ao Documentário, por André Muniz Leão; Iniciação ao Roteiro, com Caroll de Assis; e Pixilation (animação), ministrado por Clementino Júnior. Além desses cursos, a Fundação, em parceria com a ABD (Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas) e o Centro de Audiovisuais do Norte/Nordeste ainda promoverão um curso de Produção Executiva em Cinema, com a produtora Maria Madalena Ionesco.

O Festvídeo vai acontecer de 25 a 30 de novembro. Os filmes serão exibidos sempre a partir das 19h. A duração máxima de cada vídeo participante será de 15 minutos. Os vídeos vão concorrer nas categorias: Documentário, Ficção, Experimental (vídeo-poemas, clips musicais, etc.) e Animação. Entre as obras, muitas produções locais e nacionais, além de cinco filmes estrangeiros.

A premiação é de R$ 3.000 para o primeiro colocado de cada categoria. Também haverá uma premiação especial de R$ 3.000 para o Melhor Filme Piauiense, sendo considerado assim todo aquele que for produzido ou dirigido por piauiense, ou todo aquele que verse sobre temas piauienses. Ainda serão premiadas com troféus as categorias: Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Trilha.

Para o organizador do evento e coordenador de Vídeo da FMCMC, Kleyton Marinho, o Festival deve atrair um número maior de expectadores e participantes este ano. “A quantidade de filmes inscritos surpreendeu, o que deve se refletir na qualidade das obras selecionadas. Temos a responsabilidade de fazer algo especial em 2013 para celebrar os 20 anos do Festvídeo. Todos estão convidados!”, afirma.

Do Liberdade News

Comentários