O ex-prefeito de Jacobina do Piauí, 434 km ao sul de Teresina, será investigado por supostas irregularidades cometidas durante o período em que governou o município. José de Oliveira Filho, o Zé Filho (PT), é acusado de não prestar contas de recursos de três convênios firmados entre o município e órgãos do governo federal.
Os convênios com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e com o Ministério da Integração Nacional, através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), são os motivos da investigação.
O Ministério Público Federal no Piauí (MPF), através de portaria assinada no último dia 19 pelo procurador Francisco Alexandre de Paiva Forte, abriu um Inquérito Civil Público para apurar os fatos. A abertura da investigação ocorreu com base em representação criminal formulada pelo município de Jacobina contra o ex-gestor. Com o vencimento do prazo da representação, o MPF decidiu dar prosseguimento às apurações.
Ex-prefeito de Jacobina do Piauí é condenado a 3 anos de prisão por desvio de dinheiro | |
_______________________ | |
Homem é assassinado com facada diante de várias pessoas em Jacobina do Piauí |
Ofícios serão enviados à Funasa, à Caixa Econômica Federal e à Codevasf solicitando informações e documentos referentes aos convênios, especialmente quanto ao cumprimento das metas estabelecidas no plano de trabalho e a prestação de contas.
O ex-prefeito José de Oliveira Filho também será notificado e, caso queira, poderá apresentar razões escritas e/ou documentos que entender necessários para a sua defesa em face da representação. Zé Filho foi prefeito de Jacobina do Piauí entre 2009 e 2012. Nas eleições municipais do ano passado ele tentou se reeleger, mas acabou sendo derrotado pela oposição.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.