Em oito anos de existência, a Escola Técnica do SUS do Piauí (ETSUS-PI) já formou e capacitou mais de dez mil alunos em nove cursos de formação técnica e de capacitação em todo o Estado. O objetivo é habilitar profissionais que trabalham no Sistema Único de Saúde de acordo com as necessidades da população.
Pela primeira vez na história da escola, estão sendo ministrados quatro cursos simultaneamente. Os cursos de Técnico em Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Análises Clínicas e Técnico em Vigilância de Saúde estão funcionando em todo o Piauí, enquanto o Técnico em Prótese Dentária, somente em Teresina, totalizando 5.315 profissionais atendidos.
A Escola do SUS faz parte de uma rede de escolas técnicas do Brasil. No Estado, funciona em uma parceria da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Monsenhor José Luis Barbosa Cortez, o conhecido Premen-Sul.
De acordo com a coordenadora geral da ETSUS-PI, Maria Alzenir da Silva Gomes Araújo, a instituição foi criada para atender às demandas locais de formação dos trabalhadores que já atuam na rede pública de saúde. Os alunos recebem material didático gratuitamente.
Para a coordenadora técnica do curso Técnico em Agente Comunitário, Vera Alice Melo, a importância está na capacidade de oferecer atualização profissional de quem já atua. “Promovemos o aprimoramento do conhecimento dos servidores do SUS, assim, melhora a autoestima deles e a comunidade também ganha”, ressalta.
Em todos os territórios piauienses a procura é grande. “Percebemos a satisfação dos nossos alunos. O número de inscritos é sempre muito grande”, finaliza a coordenadora técnica Vera Alice Melo.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.