Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 17 de novembro de 2024
Notícias /

Educação

11/10/2013 - 23h14

Compartilhe

11/10/2013 - 23h14

Alunos destacam cultura regional durante Oficina de Pintura em Picos

Caravana Piauí da Gente comemora aniversário do Piauí levando uma série de atividades aos municípios do interior do estado.

 Do Liberdade News

Oficina de Pintura. (Foto: Kalberto Rodrigues)

 Oficina de Pintura. (Foto: Kalberto Rodrigues)

Daniela Sousa, 17 anos, não pensou duas vezes ao criar o desenho proposto pela Oficina de Pintura da Caravana Piauí da Gente, na tarde desta sexta-feira (11), no município de Picos.

O mel, produto de grande destaque no município, foi o tema do desenho da garota que, acompanhada por cerca de outros 20 alunos da Escola Técnica Estadual Petrônio Portela, participou da atividade lúdica proposta pela Caravana.

A Oficina de Pintura visa exaltar a identidade cultural de cada município através do desenho, pintura e intervenção artística. A atividade é ministrada pela professora de artes Luciana Leite e é divida em três momentos.

No primeiro, os participantes entendem sobre história da arte e as características que marcam o seu município, como cores e cultura.

Logo após isso, o momento é de criação, quando os alunos podem desenhar e exprimir o que pensam e sentem sobre a própria região.

O terceiro e último momento é marcado pela intervenção artística, onde se realiza a criação conjunta do painel “Cores e Sabores”.

Na ocasião, a diretora Eneide Holanda ressaltou o interesse dos alunos em participar da atividade. “Avisamos em toda escola, que seria oferecida essa Oficina e pedimos que os interessados fizessem a inscrição. Muitos nos procuraram e eu percebi que alguns alunos têm aptidão para arte. Com uma iniciativa dessas, quem sabe não podemos encontrar vários novos artistas?”, disse Eneide.

O interesse de Daniela Sousa foi imediato. “Eu já desenhava em álbuns e até aprendi a fazer desenho com esmalte, pintando as unhas das minhas colegas. Agora, quis mostrar um pouco das riquezas da nossa cultura, como é o caso do mel”, explica a jovem.

Outros alunos que participaram da atividade também soltaram a criatividade e destacaram as características do povo de Picos. É o caso de Roselayne Santos, 19 anos, que disse ter aprendido a valorizar mais a própria cultura.

“Eu entendi que às vezes a gente olha muito para as coisas de fora e esquece quantas belezas existem na nossa cidade. O povo de Picos se destaca por sua alegria, e é esse sentimento que eu espero transmitir com a pintura”, comenta.

A Caravana Piauí da Gente é uma das ações do Governo Estado para homenagear o aniversário do Piauí. Durante esta sexta-feira , também aconteceram prestações de serviços, com emissão de carteira de identidade e solicitação de RG, e o Encontro de Blogueiros e Radialistas, no Centro da cidade. 

Do Liberdade News

Comentários