O deputado estadual Fábio Novo (PT) afirmou, durante discurso na Assembleia Legislativa do Piauí nesta segunda-feira (7), que 80, 83% da população piauiense aprova o programa Mais Médicos, do Governo Federal. Somente 14, 78% dos entrevistados não concordam com a iniciativa. Os números, segundo o parlamentar, foram obtidos através de uma pesquisa realizada pelo instituto Amostragem entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro.
Para o petista essa ação da presidenta Dilma Rousseff (PT) foi exitosa. “A presidenta Dilma foi corajosa a extremo. Nenhum outro presidente ousou instituir um programa que coloque médicos nas comunidades mais distantes, o que nunca havia sido feito", afirmou Novo.
Segunda etapa do Mais Médicos tem 3.016 profissionais inscritos |
______________________________ |
Profissionais do Mais Médicos começam a trabalhar hoje em 454 municípios |
O deputado Francisco Ramos (PSB), no entanto, não acredita na eficácia desse programa e considera o “Mais Médicos” um programa “eleitoreiro”. “Não sou contra os médicos cubanos, mas contra o desmonte que a Medida Provisória 621 fez na saúde brasileira. Percorri o Piauí dentro de um fusca, de Bom Jesus a Cajueiro da Praia, fazendo um estudo sobre a saúde do Piauí. Levantei que a saúde vive uma situação calamitosa e que vai se agravar”, afirmou.
No entendimento do deputado socialista, o problema está na municipalização da saúde. Ele disse que o médico da família tem que visitar as famílias, mas não estão recebendo a devida remuneração das prefeituras.
A deputada Rejane Dias (PT) reconhece o descaso na saúde pública do Piauí, provocado, principalmente pela falta de profissionais. “Nós andamos no Piauí e a maior reclamação é de que não há médico para atender nos municípios”, disse.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.