Faltam poucos dias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem-2013), que acontecem no último final de semana do mês de outubro, nos dias 26 e 27, sábado e domingo, respectivamente. Este ano, o Brasil bateu recorde, foram mais de 7 milhões de estudantes inscritos. No Piauí, o número de inscritos superou as expectativas, serão mais de 22 mil estudantes participando da concorrência.
Os piauienses ganharão reforço extra com a implantação do Programa de Educação com Mediação Tecnológica - Mais Saber, que utiliza a mais alta tecnologia para fazer chegar o ensino de qualidade a todos os estudantes. “Em todo o Estado, estamos preparando 3.656 alunos durante a semana, e 6.291 nos fins de semana, através da Mediação do Mais Saber”, informa Lusimary Veloso, diretora do Programa Mais Saber.
De acordo com a gerente de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, professora Marcoelis Pessoa, o resultado no Exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (SISU), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior em todo o país.
Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem. “A nota do Enem também pode ser usada para o requerimento de participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni), Ciências sem Fronteiras e ainda para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)”, afirma Marcoelis.
Na Unidade Escolar Edgar Tito, em Teresina, o aluno Robson André de Sousa Moura, 19 anos, que terminou o segundo grau ano passado, se prepara através do Programa de Educação Mais Saber. “Tenho certeza que, com o reforço das aulas do Mais Saber, conseguirei bons resultados para uma vaga no Enem para o curso de Fisioterapia”, declara o aluno, que sempre estudou na rede pública.
A estudante Denise Rodrigues Araújo, 20 anos, é uma das piauienses inscritas no Exame, que vem participando de aulas do Programa Mais Saber para se preparar para o Enem, pela primeira vez. “Estou seguindo todas as orientações dos professores do Mais Saber e estudando em casa, pelas apostilas e pela internet para conseguir uma vaga para Nutrição”, fala.
As provas do Enem 2013 contarão com 180 questões divididas igualmente entre Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. Cada questão terá cinco alternativas (A - E), entre as quais apenas uma será a correta. Além de todas as questões, os candidatos terão que desenvolver um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema específico que será divulgado apenas no momento da prova.
Professor Webston da Costa e Silva ( Foto: João Pio)
O professor Webston da Costa e Silva, de Línguas Estrangeiras - Espanhol, dá algumas dicas. “Estamos seguindo os conteúdos programáticos disponibilizados pelo Inep. No entanto, orientamos que os alunos façam uma retrospectiva das novidades que aconteceram este ano, das atualidades. É preciso revisar todos os conteúdos”.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.