Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 11 de janeiro de 2025
Notícias /

Cultura

25/09/2013 - 09h51

Compartilhe

25/09/2013 - 09h51

7ª edição da Primavera dos Museus tem início nesta quarta-feira

A exposição acontecerá entre os dias 25 e 27 de setembro no Museu do Piauí - Casa Odilon Nunes

 Do Liberdade News

Resgatar a memória da cultura negra no Estado é o foco desta exposição (Foto:Catarina Santiago)

 Resgatar a memória da cultura negra no Estado é o foco desta exposição (Foto:Catarina Santiago)

Está marcado para a manhã desta quarta-feira (25), a solenidade de abertura da 7ª edição da Primavera dos Museus, que este ano traz o tema Museu, Memória e Cultura Afro-Brasileira e acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro, no Museu do Piauí - Casa Odilon Nunes.

O evento contará com exposições, atrações culturais, palestras, mesas-redondas, bate-papo com professores da Universidades Federal do Piauí (UFPI) e Estadual do Piauí (Uespi) sobre memória e história do Brasil e da constituição sociocultural afro-brasileira e exibição de documentários produzidos no Piauí e oficinas. A exposição dos desenhos de Gabriel Arcanjo sobre a Religiosidade Afro-Brasileira faz parte da abertura do evento, que contará ainda com apresentação de um grupo de umbanda de Teresina.

No dia 26, será realizada a oficina As cores da África, nos turnos manhã e tarde, além da exibição de filmes, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Associação Brasileira de Documentaristas (ABD). Os filmes terão temática da cultura quilombola e as raízes afro brasis

Para Dora Medeiros, diretora do Museu do Piauí, as expectativas são as melhores para esta edição do evento. “Esse evento é uma forma de repercutir sobre o resgate da cultura afro no Piauí, mostrar para o público a importância de cultivarmos nossas origens, contamos com a visita de um grande número de estudantes, pois é fundamental que eles percebam a importância de preservar as memórias da cultura negra no nosso Estado”.

A diretora ainda ressalta que as escolas que tiverem interesse de levar seus alunos para visitarem a exposição, que ficam em agenda até o dia 6 de outubro, podem se dirigir ao museu e agendar a visita, que é totalmente gratuita, tanto para escolas públicas, quanto particulares. O evento é uma realização do Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), em parceria com os órgãos nacionais de cultura.

Do Liberdade News

Comentários