E o domingo começou diferente para muitos teresinenses. Ao invés de tirarem os carros das garagens, a bicicleta foi a protagonista do passeio. As pessoas atenderam ao chamamento da Prefeitura de Teresina e participaram da 1ª Pedalada do Dia Mundial Sem Carro, que é comemorado neste domingo, 22 de setembro.
A pedalada iniciou na Ponte Estaiada, passando pela Ponte Wall Ferraz, dobrando no supermercado Makro, seguindo pela Avenida Marechal Castelo Branco, passando pela Ponte Petrônio Portela e finalizando o percurso novamente na Ponte Estaiada.
Para o superintendente Pang Yen Hsiao, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), a realização da atividade se faz necessária para conscientizar as pessoas da importância da sua contribuição para um meio ambiente mais saudável e para um trânsito mais tranquilo.
“Essa pedalada alerta para a necessidade de realizar o ciclismo como uma forma de proteger o meio ambiente, de estimular a prática de exercícios para o bem da saúde, e, principalmente, para termos um trânsito mais humano. Já observamos que o transporte não motorizado tem se transformado em opção para muitas pessoas e a Prefeitura de Teresina está incentivando essa prática. A nossa ideia é realizar em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer semanalmente atividades de ciclismo nas principais ciclovias da cidade”, destacou o superintendente.
De acordo com o secretário municipal de Esportes e Lazer, Galba Coelho, essa pedalada marca também a inauguração do circuito de ciclismo que envolve as avenidas Marechal Castelo Branco e Raul Lopes. “Estamos desenvolvendo esse projeto piloto nas avenidas Marechal Castelo Branco e Raul Lopes e a nossa ideia é fechar esse trecho todos os domingos, de 7h às 12h, como forma de incentivar o uso da bicicleta. A intenção é divulgar as ciclovias já existentes na cidade, bem como identificar os pontos críticos para que possamos melhorá-los e colocar à disposição dos ciclistas, que é um grupo que cresce cada vez mais na cidade”, afirmou.
Galba afirmou também que o projeto será ampliado para vários bairros da cidade. “A próxima etapa do projeto é fechar também aos domingos as avenidas Joaquim Nelson, no Dirceu, e a Freitas Neto, no bairro Mocambinho, para proporcionar mais lazer à população, e, assim, transformar a bicicleta em um veículo de esporte e lazer”, acrescentou.
O ciclista Pedro Araújo abraçou a iniciativa da Prefeitura de Teresina. “Estou muito feliz em saber que teremos mais ciclovias na cidade. Já pratico o ciclismo há 15 anos e hoje atendi a esse chamamento e deixei o carro em casa e coloquei a bicicleta na rua. Para mim isso já é rotina, mas quero demonstrar para os teresinenses o quanto é prazeroso andar de bicicleta, além de ser uma prática saudável e que no traz um bem estar enorme”, disse.
A Pedalada faz parte também das ações da Semana Nacional de Trânsito, que este ano tem como tema “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.