O prefeito de Teresina, Firmino Filho, participou da 12ª Parada da Diversidade. O evento, que aconteceu neste domingo, abriu a programação oficial da 9ª Semana do Orgulho de Ser. O chefe do executivo municipal compareceu acompanhado do secretário municipal de Governo, Luciano Nunes.
Durante o evento, o prefeito conversou com populares e destacou que Teresina respeita a diversidade. “Teresina é uma cidade que respeita a diversidade. E estamos aqui para dizer que a Prefeitura apoia esses direitos”, ressaltou, lembrando que a Prefeitura criou um Conselho Municipal GLBT para discutir e planejar políticas públicas para o segmento.
Para a travesti Thesca, a Parada da Diversidade está se consolidando no calendário de Teresina e fazendo com que as pessoas tenham mais respeito pelos homoafetivos. “Antes eram muitos deboches. Hoje já recebemos manifestação de carinho e apoio”, pontua. Durante a Parada da Diversidade foram muitas as mensagens de apoio e pedido de respeito aos direitos do público GLBT.
Segundo a organização do evento, mais de 100 mil pessoas estavam sendo esperadas, vindas de vários Estados, sobretudo, devido a presença da cantora Daniella Mercury, que, recentemente, assumiu-se lésbica. “A presença das pessoas foi excelente. Antes, a Parada finalizava a programação da Semana do Orgulho de Ser. Nesse ano, resolvemos abrir com a Parada e foi um sucesso. Esse é só um passo para que possamos cobrar ainda mais nossos direitos e sermos respeitados nas nossas condições”, disse Carmem Lúcia, uma das diretoras do Grupo Matizes, organizador do evento.
Durante sua apresentação, a cantora Daniella Mercury parabenizou os teresinenses pelo evento e agradeceu a todos os que apoiam o evento. “Nos orgulha muito essa coragem e altivez. Aqui temos gente que não tem vergonha de se assumir e temos que ser assim porque esse é um direito que temos assegurado na Constituição. A Declaração Universal dos Direitos Humanos nos protege, mas temos que buscar garantir isso”, frisou.
O casal James Felipe e Paulo Borges comenta que é a segunda vez que participam da Parada da Diversidade. “O evento está muito bem estruturado. Fui para a Parada em São Paulo e, em termos de estrutura, Teresina não deixou a desejar”, comentou Paulo Borges. Já James destacou que o preconceito sempre existe, inclusive entre os próprios gays, mas que muitos avanços já são observados. “Tem reduzido bastante e eventos como esse reforçam a necessidade das pessoas respeitarem as orientações sexuais das outras”, finalizou.
A Prefeitura de Teresina, como em todas as edições foi parceira do evento. Agentes da Strans estavam no local organizando o trânsito. Após o percurso, que iniciou na Potycabana e seguiu até a Ponte Estaiada, mutirão da limpeza passou pelo local garantindo a limpeza. Panfletos educativos e preservativos também foram distribuídos por meio das equipes da Prefeitura de Teresina.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.