O governador Wilson Martins apresentou, na manhã desta terça-feira (6), em Brasília, o projeto de transporte ferroviário de Teresina, durante reunião no Ministério do Planejamento para discutir o plano PAC Mobilidade II anunciado por Dilma Rousseff. O investimento está avaliado em R$ 1,793 bilhão e inclui a revitalização da linha já existente e a construção de outras três.
O plano PAC Mobilidade II foi anunciado pela presidente no fim de junho e prevê a aplicação de R$ 50 bilhões para todo o país. O Governo Federal está se reunindo com representantes de Estados e municípios para analisar as propostas.
Wilson Martins disse que para baratear o transporte coletivo, a melhor opção é investir na expansão e melhoria do serviço de metrô ou veículo leve sobre trilhos (VLT). “Com a recuperação e a modernização da linha já existente, o trajeto será de, no máximo, 15 minutos. O usuário terá qualidade, rapidez e conforto, com o transporte de menor custo. Somente com a linha Sul, por exemplo, estimamos atender 70 mil usuários por dia”, enfatizou o governador.
O encontro, além do governador do Piauí, contou com a participação do secretário do Programa de Aceleração do Crescimento, Maurício Muniz, a subsecretária Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Isabel Lins, representantes da Caixa, prefeito de Teresina, Firmino Filho, secretário estadual dos Transportes, Avelino Neiva, diretor técnico da CMTP, Antônio Sobral, secretário municipal do Planejamento, Washington Bonfim, entre outras autoridades.
“É muito importante perceber, em relação à mobilidade, a melhoria do transporte público. Estamos conversando com todos os governos para identificar propostas e os projetos priorizados serão aqueles que já estão em andamento, para concluirmos o mais rápido possível”, declarou Maurício Muniz.
Linha Sudeste
O projeto básico da revitalização da linha Sudeste, confeccionado pela Secretaria Estadual dos Transportes (Setrans) e pela Companhia Metropolitana de Transporte de Teresina (CMTP), já está no Ministério das Cidades e conta com R$ 130 milhões assegurados para a primeira etapa. O valor total é de R$ 432 milhões.
A revitalização da linha Sudeste prevê a recuperação e modernização das dez estações existentes, além da construção de três novas; aquisição de oito novos trilhos; integração das estações com sistema de ônibus; segregação e urbanização do trajeto (forma de separação das demais vias); qualificação das passagens de nível nas avenidas Rui Barbosa e Higino Cunha (construção de túneis ou viadutos); duplicação da linha e modernização de trilhos e dormentes.
Três novas linhas
O projeto de transporte ferroviário de Teresina, além da revitalização da linha Sudeste, inclui a construção das linhas: Sul, que prevê a integração à Rodoviária; Norte, que deve chegar até a região da Santa Maria da Codipi; e Leste, até Santa Isabel. Essas linhas já estão com os projetos básicos e termos de referência em processo de confecção. As novas linhas irão ampliar o trajeto ferroviário de 13,58 quilômetros para 44,58 quilômetros.
Prefeitura
A prefeitura de Teresina apresentou proposta de transporte coletivo via ônibus, com novos corredores, qualificação dessas vias, além de melhoria do sistema de controle e monitoramento de trânsito. O valor total do projeto é de R$ 400 milhões.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.