Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 18 de janeiro de 2025
Notícias /

Política

05/08/2013 - 15h57

Compartilhe

05/08/2013 - 15h57

TRE-PI cassa diploma de vereadora de Brasileira

A parlamentar que foi eleita com 197 votos deve aguardar agora o julgamento do Superior Tribunal Eleitoral.

 Do Liberdade News

Vereadora de Brasileira Cândida Menezes do Amaral Aguiar (PMDB)

 Vereadora de Brasileira Cândida Menezes do Amaral Aguiar (PMDB)

Na sessão de julgamento dessa segunda-feira (5), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) cassou o diploma de Cândida Menezes do Amaral Aguiar, eleita vereadora no município de Brasileira-PI, no pleito de 2012. O Tribunal julgou procedente Recurso Contra Expedição de Diploma interposto por Heleomar da Silva Ribeiro, candidato a vereador não eleito naquela mesmo município.

A vereadora incorreu na inelegibilidade (incompatibilidade reflexa por parentesco), prevista no art. 14, § 7º, da Constituição Federal, em razão de seu marido, Francisco Wilson do Amaral Aguiar (vice-prefeito), ter assumido a chefia do executivo municipal nos últimos seis meses que antecederam o pleito de 2012.

O marido da recorrida assumiu a prefeitura de Brasileira em 25 de agosto de 2012, após a cassação do mandato do prefeito Francisco de Assis Amado Costa. A vereadora poderá exercer o mandato em toda a sua plenitude, permanecendo no cargo até o Tribunal Superior Eleitoral decidir o Recurso interposto contra a expedição do diploma.

Para o relator, juiz João Gabriel Furtado Baptista, “resta inconteste que o cônjuge da recorrida exerceu o cargo de prefeito municipal de Brasileira, em substituição do titular afastado por decisão judicial, nos seis meses anteriores ao pleito”.

O TRE-PI decidiu de forma unânime, nos termos do voto do relator e em consonância com o parecer do Procurador regional Eleitoral. A vereadora Cândida Menezes foi eleita pelo PMDB, com 197 votos, sendo Heleomar da Silva Ribeiro o 1º suplente do partido, tendo obtido 162 votos.

Do Liberdade News

Comentários