Teresina mais verde. É isso que pretende a Prefeitura de Teresina nos próximos anos. A ideia é devolver à cidade o título de cidade verde. Para isso, a administração municipal tem intensificado o plantio e transplantio de árvores por toda a cidade. E, durante o mês de agosto, a coordenação de arborização da capital calcula que pelo menos 300 árvores serão transplantadas.
Os trabalhos já foram iniciados e algumas árvores já começam a ser substituídas por outras que não conseguiram sobreviver. “Estamos adotando a técnica de transplantio chinês. São árvores que já possuem um tamanho adequado para sobreviver nas avenidas. É um método novo, avançado e que em 80% dos casos são bem sucedidas”, defendeu o coordenador de arborização Clovis Freitas Júnior.
Segundo ele, a Prefeitura está intensificando a arborização em obras recentes da cidade que serão entregues durante programação de aniversário. O coordenador cita, por exemplo, a extensão da avenida Sérgio Mota e da Praça dos Esportes e da Cultura, localizados no Parque Stael, zona Norte da cidade.
No trabalho de arborização a Prefeitura tem utilizado espécies de ipês, caneleiros, Gonçalo Alves, que são espécies adequadas ao clima de Teresina. “Levamos em consideração não apenas a questão paisagística, como também o clima. Teresina tem clima quente e as árvores deixam o clima da cidade mais agradável”, argumentou Clovis.
Paralelamente ao trabalho de plantio e transplantio de árvores, a Prefeitura está ainda fazendo distribuição de mudas por meio dos quatro viveiros de mudas espalhados na cidade. Somente de abril a junho, já foram plantadas 2500 mudas em avenidas, praças e parques e outras 12.500 mudas distribuídas.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.