Incluir e educar através da música, além de descobrir novos talentos em municípios do interior do Piauí. Esse é o objetivo do projeto-piloto do Governo do Estado que implantará bandinhas de música em escolas da rede pública em 16 cidades. Nesta segunda-feira (22), o governador Wilson Martins realizou a entrega de 80 instrumentos musicais aos municípios beneficiados.
Cada município recebeu um kit com seis instrumentos: uma trompa, um trombone, uma tuba, dois trompetes e bateria completa de jazz. Foram investidos aproximadamente R$ 190 mil na aquisição desse material. O Governo do Estado irá custear ainda o pagamento de bolsas mensais de R$ 1.300,00 a professores de música que darão aulas práticas durante seis meses.
Os municípios beneficiados são: Alegrete, Curral Novo, Francisco Macêdo, Floresta, Itainópolis, Ipiranga, Lagoa do Barro, Marcolândia, Queimada Nova, Santo Antônio de Lisboa, Santo Inácio, Santa Cruz do Piauí, Simões, Vila Nova e Wall Ferraz.
“Você chegar a um município e ver uma bandinha dessas é algo que nos enche de orgulho e nos emociona. Pedi que a Fundac desenvolvesse um projeto para levarmos instrumentos e professores para montarem essas bandinhas em todo o estado para que os alunos possam dedicar-se a essa arte no período do contraturno”, relatou Wilson Martins, ressaltando que, além do papel educacional, o ensino de música a crianças de escolas públicas poderá descobrir talentos por todo o estado.
Durante a solenidade de entrega dos instrumentos, o governador disse ainda que o projeto deverá chegar a 100 municípios do interior do Piauí até o fim de 2014. “O mais difícil foi montar e estruturar o projeto. Agora, vai correr tudo mais rapidamente”, assegurou.
A presidente da Fundação Cultural do Piauí, Bid Lima, ressaltou que o projeto já teve início com aulas teóricas, mas que agora os alunos poderão ter um proveito maior com a utilização dos instrumentos musicais.
Em nome dos prefeitos que receberam os instrumentos, o prefeito de Água Branca, Jonas Moura, afirmou que o projeto permitirá envolver os estudantes em atividades extracurriculares, retirando-os da ociosidade no contraturno escolar.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.