Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 12 de janeiro de 2025
Notícias /

Esporte

08/07/2013 - 14h36

Compartilhe

08/07/2013 - 14h36

Sarah Menezes será homenageada em escola estadual

Campeã olímpica inaugura oficina de judô na Unidade Escolar Professor Pires de Castro

 Redação

 

A campeã olímpica e atual medalha de prata no Campeonato Mundial Militar de Judô judoca Sarah Menezes será homenageada na manhã desta terça-feira (09), na Unidade Escolar Professor Pires de Castro, localizada na Zona Sudeste de Teresina.

Dentro do Programa Mais Educação, a escola inaugura a sala de Judô que recebe o nome da atleta piauiense. “A Sarah sempre incentivou o esporte e a prática do judô. Achamos mais que justo homenagear uma atleta que nos orgulha”, justifica Francisca Lusimar, diretora da escola.

A oficina de judô atende hoje 30 alunos dentro do Mais Educação e terá a judoca como convidada especial. “Todas as crianças estão ansiosas para recebê-la. Sarah, mais do que ser piauiense, é um atleta que se criou aqui e hoje conquista o mundo. O que queremos é que ela seja exemplo para nossas crianças”.

A Unidade Escolar Professor Pires de Castro fica localizada no grande Dirceu a escola funciona nos três turnos e nas modalidades, médio, fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O secretário da Educação, Átila Lira, destaca a importância da interação entre Educação e Esporte. “Precisamos alinhar sempre Esporte e Educação. Centros Esportivos, quadras poliesportivas ou qualquer ação que fortaleça e estimule essa prática será bem vinda e importante para a formação das nossas crianças e jovens”, destaca.

Centro de Artes Marciais Sarah Menezes

Como exemplo prático, o secretário cita o investimento do Governo do Estado na construção do Centro de Artes Marciais Sarah Menezes que será construído na Praça das Palmeiras, no conjunto Saci. Com investimento de R$ 800 mil, o Centro terá 1.343,51 m² de área construída, com recepção, sala para atendimento de fisioterapia e psicólogo, refeitório, depósitos, banheiros adaptados e ambientes de judô; taekwondo e greco-romana.

Expedito Falcão, coordenador do projeto, diz que todos os ambientes serão climatizados e terão áreas para aquecimento. "Estamos nos empenhando para elaborar esse projeto com o objetivo de melhor atender os atletas da rede estadual de ensino", frisa o treinador, enfatizando que o esporte andará em conjunto com a escola. "Para ingressar nas aulas de artes marciais, é necessário que cada um tenha média sete na escola", frisa.

O secretário da Educação, Átila Lira, ressalta que Centro leva o nome de Sarah Menezes em homenagem à judoca campeã olímpica de 2012, que, hoje, serve de inspiração e orgulho para muitos adolescentes. "Estamos investindo no esporte com o intuito de diminuir a ociosidade da juventude e oferecer-lhes melhores oportunidades. Só em 2012, cerca de 4.500 alunos foram beneficiados de forma direta com boa estrutura física para o desenvolvimento de diversas modalidades esportivas, fortalecendo o ensino", completa.

Redação

Comentários