Múltiplos espaços, com programações voltadas às práticas desportivas, à leitura, ao teatro e às expressões artísticas, além de fomento à interação familiar e às atividades de lazer, foram os responsáveis por tornar o primeiro fim de semana da colônia de férias da Nova Potycabana um sucesso de público e avaliação. Segundo a administração do Parque, cerca de 8 mil visitantes estiveram no local.
Eu passo a semana inteira trabalhando, no fim de semana, quero passear e aproveitar para estar com minha filha. Agora, sabendo dessas programações, creio que todos os fins de semana estaremos aqui, é um espaço muito bom, eu fiquei maravilhada”, considera Lyza Silva, mãe da pequena Lara Beatriz, de 1 ano, que aproveitou as letras e livros do Clubinho de Leitura para se divertir.
O espaço do clubinho funcionou durante os dois dias do primeiro fim de semana da programação de férias do Parque, no sábado (6) e domingo (7). Outras atividades, como apresentações circenses, competições de badminton, futsal de areia, apresentação da peça O Diário da Bruxa e aulas de ginástica, marcaram presença durante a tarde e noite deste domingo.
Vestidos de palhaços, nove alunos do Curso de Arte de Palhaço, ministrado pela diretora do grupo La Calle, Eveline Nogueira, divertiram crianças e adultos durante intervenções, que percorreram vários lugares da Nova Potycabana. “Nós buscamos fazer o público rir a partir de cenas cotidianas. O público sempre é variado, porque todo mundo se diverte com a linguagem usada pelos palhaços”, esclarece o estudante Romário Nascimento.
A criançada também acompanhou com sorrisos, a história encenada através do Grupo Proposta de Teatro, com a peça O Diário da Bruxa, que tomou a atenção do público infantil e de pais e acompanhantes. “Adoramos a peça, todo domingo vamos estar aqui”, comenta Alba Valéria, acompanhada pelos pedidos insistentes do filho Carlos Henrique, 4 anos, que queria tirar logo foto com a Fada Esperança.
O texto da peça envolve as crianças com o relato da história da perda do diário da Bruxa Furdúncia, com a participação de outros personagens, como a Fada Esperança, o Caldeirão e o Príncipe. A história parte de figuras que povoam o imaginário das crianças, com cenas que fomentam a participação e atenção do público.
“O espetáculo é realizado desde 2010 e nós buscamos formar plateias que entendam a importância do teatro desde cedo, por isso, a peça infantil é usada para mostrar às crianças a importância da arte”, explica o diretor da peça, Roger Ribeiro.
Além dos espaços de leitura, intervenções e teatro, o Parque também contou com a participação massiva do público nas atividades físicas. As quadras de badminton lotaram com a presença dos esportistas inscritos na modalidade. Segundo o professor Fernando Vieira, 40 pessoas realizaram inscrição para o campeonato de badminton iniciado neste domingo.
Waldemar Procópio, de 11 anos, conheceu e se encantou com o badminton praticado na Potycabana. Agora, com as férias escolares, o garoto espera visitar com frequência o Parque. “Eu nem conhecia o badminton e um dia eu vi aqui, na Potycabana, e me interessei muito, agora, eu vou competir e praticar muito mais. É muito legal”, comenta.
O paulistano José Francisco, 50 anos, disse não querer mais voltar para a terra natal depois de passar por Teresina e pela Potycabana. Durante a aula de ginástica, ao som de músicas nacionalmente conhecidas e com a orientação do professor de educação física, o senhor se animou. “Está tudo muito bom e eu já estou pensando em nem voltar para São Paulo, quero ficar aqui”, disse.
As aulas de ginástica englobam um público diverso, crianças, adultos e pessoas da terceira idade, próximos ao palco principal, são estimuladas a gastar calorias sob orientação de professores de educação física.
A colônia de férias acontece durante todos os fins de semana do mês de julho, com a realização do Governo do Estado, através da Coordenadoria de Juventude do Piauí (Cojuv).
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.