Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Notícias /

Economia

03/07/2013 - 08h48

Compartilhe

03/07/2013 - 08h48

Parceria entre Piauí e Espanha busca desenvolvimento rural

Uma das metas é a é a qualificação da mão de obra do campo.

 Redação

Durante a reunião, foram apresentadas experiências de desenvolvimento do campo e proteção ao meio ambiente. (Foto:Kalberto Rodrigues)

 Durante a reunião, foram apresentadas experiências de desenvolvimento do campo e proteção ao meio ambiente. (Foto:Kalberto Rodrigues)

Oferecer estrutura, treinar e qualificar o homem do campo para promover o desenvolvimento rural de forma sustentável. Com esse objetivo, gestores do Governo do Piauí se reuniram com representantes do Grupo Tragsa, da Espanha, para discutir acordo de colaboração entre os países para transferência de tecnologias e conhecimento na área do agronegócio e desenvolvimento sustentável no Estado.

A ação é decorrente da visita à Europa, realizada no último mês de abril, pelo governador Wilson Martins, onde se buscou parcerias com a Espanha para participação no processo de desenvolvimento rural piauiense.

De acordo com a superintendente de Projetos do Governo do Estado, Lucile Moura, o intuito é buscar caminhos de formalização para que a meta da parceria seja, de fato, alcançada. “O Estado tem que produzir mais e melhor. Para isso, vamos manter o homem no campo, criando condições para que o desenvolvimento aconteça. A finalidade é oferecer estrutura para gerar riqueza”, esclarece a superintendente, enfatizando que um dos pontos fortes é a qualificação da mão de obra do campo.

Durante a reunião, os representantes da empresa estatal especializada em trabalhos de desenvolvimento do campo e proteção ao meio ambiente apresentaram experiência do grupo em áreas de desenvolvimento rural, infraestrura e recursos hídricos. O subdiretor internacional do Grupo Tragsa, Nuno Ramos Lopes Pereira de Carvalho, explica que será oferecida consultoria para garantir um desenvolvimento saudável no Estado.

“Vamos ter áreas prioritárias de trabalho, principalmente, no desenvolvimento rural e no meio ambiente. Além disso, vamos identificar projetos que o Piauí considere prioritários e queira que nossos conhecimentos ajudem no desenvolvimento de forma mais rápida”, explica Nuno Ramos de Carvalho.

O grupo tem experiências de projetos semelhantes desenvolvidos em Minas Gerais e em Tocantins, onde está sendo feito um estudo das bacias hidrográficas. “Queremos passar formação para os estados para promover melhorias no agronegócio e no meio ambiente. O desenvolvimento rural é muito importante”, reforça o subdiretor espanhol.

Os representantes do Grupo Tragsa permanecem no Piauí, até esta quarta-feira (3), cumprindo agenda com os setores voltados para a área rural do Governo do Piauí.

Redação

Comentários