Milhares de pessoas saíram às ruas de Teresina nesta quinta-feira (20). A capital piauiense aderiu ao movimento nacional. Composta em sua maioria por estudantes, a manifestação percorreu diversas ruas e avenidas da capital.
Um forte aparato policial foi montado pela Polícia Militar. Além de muitas viaturas nas ruas, helicópteros sobrevoaram a manifestação.
Multidão em frente ao Palácio de Karnak (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)
Helicóptero sobrevoa manifestação (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)
O ato teve início por volta das 16h na Avenida Frei Serafim. De lá os manifestantes seguiram para a frente da Igreja São Benedito e do Palácio de Karnak, onde gritaram palavras de ordem e erguiam faixas.
Estudantes erguem faixas próximo a Igreja São Benedito (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)
Estudante ergue faixa em frente a Igreja São Benedito (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)
Os piauienses exigiram melhorias em diversas áreas e pediram o fim da corrupção. Do Palácio de Karnak eles caminharam até a prefeitura de Teresina, onde cobraram mudanças e criticaram os políticos.
Manifestantes em frente da Prefeitura de Teresina (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)
Manifestantes na frente da Prefeitura (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)
“A juventude não se sente representada pelas instituições atuais e na rua clama por democracia direta”, disse Adalberto Pereira, que participava do movimento.
Manifestante ergue faixa na frente da prefeitura (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)
O estudante Wallace Nery, 18 anos, pintou a cara de verde e amarelo e foi à rua cobrar mudanças no país. “A juventude só conseguirá se for o Brasil inteiro”, disse ele.
Jovens erguem faixa em frente a prefeitura (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)
Um princípio de confusão e correria se instalou quando os manifestantes seguiram para a Avenida Maranhão. Pedras foram arremessadas por um grupo reduzido em dois ônibus. Eles ainda atearam fogo em um saco com folhas secas no meio da avenida.
Manifestantes na Avenida Maranhão (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)
Manifestantes explodem bombas na Avenida Maranhão (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)
Grupo ateia fogo em saco com folhas secas na Av. Maranhão (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)
Com os ânimos mais calmos a manifestação seguiu pelas ruas do centro da cidade. Na rua Teodoro Pacheco, o vereador Paixão (PT) observava a passagem dos manifestantes.
Vereador Paixão - PT (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)
Em entrevista ao Liberdade News o vereador disse que o movimento é uma forma de se exercer a democracia. “O povo não pode parar naquilo que já conquistou”, disse. “É a juventude mostrando que esse é o momento que o Brasil tem para cobrar”.
Estudantes sentados no asfalto (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)
Manifestantes caminham rumo a zona leste (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)
A multidão caminhou passando novamente em frente o Palácio de Karnak e seguiu para a zona leste. Na Avenida Raul Lopes outro ônibus foi apedrejado. Segundo a Polícia Militar, 15 mil pessoas participaram da manifestação, número que a organização acredita ser maior.
Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News
Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News
Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News
Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News
Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News
Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News
Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.