Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 19 de novembro de 2024
Notícias /

Saúde

19/06/2013 - 12h01

Compartilhe

19/06/2013 - 12h01

Piauí promove intercâmbio em saúde com a Alemanha

A ideia é que Michael Metzner traga novas técnicas para o Piauí e que professores e alunos da Facime passem temporadas na Alemanha

 Redação

Audiência com Professor Michael Metzner (Foto:Thiago Amaral)

 Audiência com Professor Michael Metzner (Foto:Thiago Amaral)

O governador Wilson Martins recebeu, nesta quarta-feira (19), o médico alemão Michael Metzner, PhD em traumatologia, do Unfallkrankenhaus Berlim (UKB), que irá fazer intercâmbio de um ano na Faculdade de Ciências Médicas (Facime) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), como professor visitante. A ideia é que Michael Metzner traga novas técnicas e que professores e alunos da Facime também passem temporadas na Alemanha.

No dia 16 de abril, em Berlim, foi assinado acordo de cooperação técnico-científica do Governo do Piauí e o UKB, hospital de referência na área de traumatologia e ortopedia.

Durante o encontro com o governador, acertou-se que Michael Metzner passará temporadas de dois meses no Piauí e dois meses na Alemanha. Quando de seu primeiro retorno ao UKB, os primeiros docentes e discentes da Facime, aprovados em seleção, já devem acompanhá-lo.

“Trauma hoje é uma das principais causas de morte no Brasil e no Piauí também, assim como de invalidez. Isso eleva gastos com saúde e com a previdência”, relatou o governador Wilson Martins, ressaltando a importância dessa parceria na área de traumatologia. “Queremos trazer também novos métodos em relação à prevenção de traumas. Os acidentes com motocicletas são especialmente preocupantes”, acrescentou.

O governador determinou à direção da Facime que inicie o mais rapidamente possível o processo de seleção dos profissionais e estudantes que irão para a Alemanha já no retorno de Michael Metzner. O primeiro critério para concorrer às vagas será o conhecimento de língua inglesa. “Além dessas temporadas de dois meses, queremos também enviar ao UKB docentes e discentes que possam ficar por períodos maiores, como residentes”, comentou Wilson Martins.

Michael Metzner afirmou estar animado com a parceria entre UKB e Governo do Piauí e destacou que não deverá haver dificuldades em relação à execução do intercâmbio em relação a questões práticas, como hospedagem, alimentação e bolsas para os intercambistas.

UKB

O UKB é referência em atendimento em ortopedia e traumatologia na Alemanha e na Europa. Conta com oito unidades em todo o país, sendo o de Berlim o principal. O UKB dá cobertura aos 40 milhões de alemães amparados pela previdência social. Vale lembrar, os casos de traumortopedia formam a maior parte dos atendimentos emergenciais no país, cabendo ao UKB o atendimento geral, em especial o de maior complexidade.

Redação

Comentários