Garota de Ipanema, Aquarela e Pela Luz dos Olhos Teus foram algumas das canções escolhidas pelos alunos da Unidade Escolar José Amável durante apresentação do Sarau Literário em homenagem a Vinícius de Moraes, nessa quinta-feira (13), no São João das Cidades, no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde.
No espaço reservado para a Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), alunos da rede estadual apresentam suas atividades, até sábado (15). Os programas Palavra de Criança e Mais Saber expõem material educativo. Além disso, o reforço do Policiamento Escolar está presente em todas as noites do evento com orientações sobre segurança nas escolas.
“Vejo esta iniciativa com bons olhos, pois, além de reforçar a segurança, estamos mostrando um pouco das nossas atividades. Realizamos rondas ostensivas e lidamos diretamente com adolescentes menores infratores”, fala o representante do Policiamento Escolar, cabo F. Costa.
Para o diretor da escola, Luiz Carlos Franco, esta é uma oportunidade de expor as atividades. “Este momento é uma promoção destes alunos que, em muitos casos, não têm oportunidade. Mas, aqui, estamos tendo a chance de mostrar os talentos que temos dentro da escola”, frisa Luiz.
Lucas Santos, 16 anos, é aluno do 3° ano da escola e fala da importância de eventos como esse dentro da comunidade escolar. “Esta é uma experiência nova. Na escola aprendi e descobri o gosto e o talento para a música, hoje, faço parte da turma de canto, dentro do Programa Música para Todos. Em conversa com amigos, pretendemos montar até uma banda musical”, declara Lucas.
O Sarau Literário vem oportunizar o incentivo à leitura, à criatividade e valorizar os talentos culturais dos alunos, atraindo os familiares dos discentes como uma maneira de fortalecer a identidade da comunidade escolar, promovendo a integração de todos, de forma descontraída, criativa e envolvente.
Palavra de Criança
O Palavra de Criança também está presente no São João das Cidades, com materiais lúdicos e educativos, o espaço é reservado para distrair e descontrair os pequenos que marcam presença no evento.
“Estamos mostrando e divulgando um trabalho muito importante. Esse projeto foi implantado desde 2008, no Estado e o governo passou a apoiar em 2012. Hoje, temos 190 municípios que aderiram ao programa, mas recebemos diariamente novas adesões”, destaca a coordenadora do Palavra de Criança no Estado Carmem Portela.
Com objetivo de alfabetizar crianças nos três anos iniciais do Ensino Fundamental, o Programa estimula a família, a escola e as crianças a aprendizagem como um direito de cada menino e menina.
Maria Aparecida Santos visitou o estande com filhos e sobrinhos. “Achei muito interessante este espaço. As crianças estão interagindo bem, estão interessados e o espaço é muito colorido, além disso, tenho uma filha especial que também está adorando”, finaliza.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.