Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Notícias /

Educação

14/06/2013 - 12h12

Compartilhe

14/06/2013 - 12h12

Vinícius de Moraes inspira alunos da rede estadual no Piauí

Até este sábado (15), alunos da rede estadual estarão presentes mostrando suas atividades

 Redação

Estande da Educação no São João das Cidades	 (Foto:Paulo Barros)

 Estande da Educação no São João das Cidades (Foto:Paulo Barros)

Garota de Ipanema, Aquarela e Pela Luz dos Olhos Teus foram algumas das canções escolhidas pelos alunos da Unidade Escolar José Amável durante apresentação do Sarau Literário em homenagem a Vinícius de Moraes, nessa quinta-feira (13), no São João das Cidades, no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde.

No espaço reservado para a Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), alunos da rede estadual apresentam suas atividades, até sábado (15). Os programas Palavra de Criança e Mais Saber expõem material educativo. Além disso, o reforço do Policiamento Escolar está presente em todas as noites do evento com orientações sobre segurança nas escolas.

“Vejo esta iniciativa com bons olhos, pois, além de reforçar a segurança, estamos mostrando um pouco das nossas atividades. Realizamos rondas ostensivas e lidamos diretamente com adolescentes menores infratores”, fala o representante do Policiamento Escolar, cabo F. Costa.

Para o diretor da escola, Luiz Carlos Franco, esta é uma oportunidade de expor as atividades. “Este momento é uma promoção destes alunos que, em muitos casos, não têm oportunidade. Mas, aqui, estamos tendo a chance de mostrar os talentos que temos dentro da escola”, frisa Luiz.

Lucas Santos, 16 anos, é aluno do 3° ano da escola e fala da importância de eventos como esse dentro da comunidade escolar. “Esta é uma experiência nova. Na escola aprendi e descobri o gosto e o talento para a música, hoje, faço parte da turma de canto, dentro do Programa Música para Todos. Em conversa com amigos, pretendemos montar até uma banda musical”, declara Lucas.

O Sarau Literário vem oportunizar o incentivo à leitura, à criatividade e valorizar os talentos culturais dos alunos, atraindo os familiares dos discentes como uma maneira de fortalecer a identidade da comunidade escolar, promovendo a integração de todos, de forma descontraída, criativa e envolvente.

Palavra de Criança

O Palavra de Criança também está presente no São João das Cidades, com materiais lúdicos e educativos, o espaço é reservado para distrair e descontrair os pequenos que marcam presença no evento.

“Estamos mostrando e divulgando um trabalho muito importante. Esse projeto foi implantado desde 2008, no Estado e o governo passou a apoiar em 2012. Hoje, temos 190 municípios que aderiram ao programa, mas recebemos diariamente novas adesões”, destaca a coordenadora do Palavra de Criança no Estado Carmem Portela.

Com objetivo de alfabetizar crianças nos três anos iniciais do Ensino Fundamental, o Programa estimula a família, a escola e as crianças a aprendizagem como um direito de cada menino e menina.

Maria Aparecida Santos visitou o estande com filhos e sobrinhos. “Achei muito interessante este espaço. As crianças estão interagindo bem, estão interessados e o espaço é muito colorido, além disso, tenho uma filha especial que também está adorando”, finaliza.

Redação

Comentários