Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 12 de janeiro de 2025
Notícias /

Esporte

09/06/2013 - 10h48

Compartilhe

09/06/2013 - 10h48

Segunda etapa dos Jogos Escolares começa em Paulistana-PI

Os Jepeps são realizados pelo Governo do Estado, através Seduc e tem como objetivo incentivar a prática do esporte nas escolas estaduais.

 Redação

Segunda etapa dos Jepeps em Paulistana (Foto:João Pio)

 Segunda etapa dos Jepeps em Paulistana (Foto:João Pio)

Foi aberta oficialmente na manhã deste sábado (8),na quadra poliesportiva do Centro Estadual de Educação Professora Lucinete Santana da Silva, no município de Paulistana, a segunda etapa dos Jogos das Escolas Públicas Estaduais Piauiens (Jepeps). O evento contou com a presença da superintendente institucional da Seduc, Helena Oliveira, representando o secretário da Educação e Cultura do Estado; Gilberto José de Melo, prefeito do município; o ex-prefeito da cidade de Paulistana, João Crisóstomo de Oliveira; o coordenador dos Jogos da Seduc, Manoel Batista e de várias autoridades ligadas à área dos esportes.

Os Jepeps são realizados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e Cultura (Seduc) e tem como objetivo incentivar a prática do esporte nas escolas estaduais, descobrir talentos nas mais diferentes modalidades e integrar mais o aluno às atividades escolares. Os jogos foram divididos nas categorias infantil, de 12 a 14 anos e infanto, de 15 a 17 anos, nas modalidades de handebol, voleibol, basquetebol, xadrez e atletismo, sendo todas elas nas categorias masculino e feminino.

Durante a abertura, Helena Oliveira, falou da satisfação de contar com a presença de todos os envolvidos no evento. "São ações como essa que fazem o resgate da autoestima dos nossos alunos", disse. Segundo ela, a educação no Piauí tem tido melhorias significativas a cada ano. "O primeiro momento dessa valorização foi em relação ao espaço do Centro Estadual Lucinete Santana da Silva, que equipamos com laboratórios e com bibliotecas, transformando-a em um espaço atraente. A capacitação dos profissionais da educação foi o segundo momento, e o terceiro momento é a elevação da autoestima do nosso aluno que a gente só consegue somando as outras duas ações", disse.

Helena, falou ainda do desafio de fazer o resgate dos jogos estudantis envolvendo todas as gerências regionais. "Esse é um momento ímpar na história dos jogos estudantis piauienses e esperamos que muitas medalhas possam ser trazidas pelos nossos atletas", pontuou.

Para o prefeito, Gilberto José de Melo, os Jogos das Escolas Públicas é mais que um evento esportivo. "Estou bastante feliz, porque este é um evento que, além de valorizar o esporte estudantil, revela talentos, proporciona troca de experiências, enriquece o espírito de equipe, impulsiona a realização de novos sonhos e acima de tudo ocupa as horas livres desses jovens de maneira saudável, deixando-os longe do envolvimento com drogas ou outras atividades inadequadas", afirma.

Segundo o coordenador dos Jogos da Seduc, Manoel Batista, o objetivo principal dos jogos é promover a integração dos alunos, o desenvolvimento de princípios éticos e do espírito competitivo, bem como revelar novos talentos para o esporte brasileiro.

A abertura dos jogos foi um momento de festa para os estudantes. Como próprios donos da festa, os atletas desfilaram com uniformes de suas equipes, e em seguida cantaram o hino nacional.

Para muitos estudantes, a solenidade foi o momento de ser estrela, já que eles são a razão de ser da festa. O estudante Francisco Pereira, de Paulistana, diz que esporte é diversão e aprendizagem e traz harmonia para os grupos "O esporte traz saúde e incentiva o aluno a ficar mais na escola", finaliza.

Redação

Comentários