Instrumento democrático de participação da população na administração pública, o Orçamento Popular de Teresina permite que entidades comunitárias elejam as obras prioritárias para os seus bairros. O programa será lançado na manhã desta sexta-feira (7) no auditório da FIEPI e conta com R$ 20 milhões em investimentos.
Karina Portela, coordenadora do Orçamento Popular, explica que anteriormente o lançamento estava agendado para o dia 04 de junho, mas por conta de mudanças na agenda do prefeito Firmino Filho a data foi alterada para hoje. “A mudança da data não prejudica em nada o andamento dos trabalhos. Durante a solenidade de abertura o prefeito irá assinar o decreto que define a sistemática do Orçamento e a portaria destinando R$ 20 milhões que serão aplicados em obras”, afirma.
Após o lançamento haverá reuniões nos bairros da capital para avaliação das propostas de cada região, tanto da zona urbana como da área rural. Logo em seguida, será realizada a escolha dos delegados que irão compor a comissão do projeto e a seleção das propostas apresentadas nas assembleias.
As solicitações enviadas pela população passarão por um estudo de viabilidade técnica, em que membros da Prefeitura, delegados e representantes do movimento popular farão uma análise sobre como deve ser feita a execução da obra, qual o local onde deverá ser executada e quanto deve custar a melhoria.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.