Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Notícias /

Cidades

06/06/2013 - 14h26

Compartilhe

06/06/2013 - 14h26

Nova estação do metrô de Teresina será inaugurada em agosto

Investimentos em melhoria da linha férrea visa atender cerca de 50 mil passageiros por dia na capital

 Redação

Maquete da Estação São João, do Metrô (Foto:Divulgação)

 Maquete da Estação São João, do Metrô (Foto:Divulgação)

Incluso no projeto de mobilidade urbana do Governo Wilson Martins, o metrô de Teresina recebe, em agosto deste ano, uma nova estação. O ponto atenderá à população do bairro São João e áreas circunvizinhas. De acordo com a Companhia Metropolitana de Transporte de Teresina (CMTP), com a nova estação, pelo menos mais 400 passageiros usufruirão, diariamente, do meio de transporte.

“Essa era uma reivindicação antiga da população da região. No projeto original do metrô já era prevista esta estação, mas, na época da implantação do sistema, não houve recursos para executá-la”, explica Antônio Sobral, diretor técnico da CMTP. Ele acrescenta que o projeto atual necessitou de um investimento de R$ 500 mil, cujos recursos são provenientes do Ministério das Cidades através do PAC Mobilidade.

E as intervenções não param por aí. Até 2014, Antônio Sobral elenca reformas das estações do metrô já existentes, melhorias na linha férrea, aquisição de mais trens, melhorias de sinalização e, principalmente, das passagens de nível. “Além disso, vamos recuperar grandes trechos das vedações ao longo da linha férrea para segurança não só da operação do trem como das comunidades que margeiam a linha”, pontua.

Segundo o diretor técnico da CMTP, as obras que seguem até o próximo ano constituem à primeira etapa do projeto de modernização da linha férrea de Teresina. Sendo que, ao final destas intervenções, o metrô estará apto para atender cerca de 20 mil passageiros por dia. “Quando a segunda fase for concluída, a meta é que aproximadamente 50 mil pessoas sejam beneficiadas por esse meio de transporte mais rápido e confortável que os ônibus convencionais”, acredita.

Antônio Sobral destaca ainda que, com a finalização dos serviços realizados pelo Governo do Piauí com recursos do PAC Mobilidade, o percurso da zona Sudeste ao Centro, de metrô, reduzirá dos atuais 35 minutos para 23 minutos.

Redação

Comentários